Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

A cerimónia decorreu no domingo, dia 1 de outubro, data dos 833 anos de atribuição do foral a Torres Novas pelo rei D. Sancho I, e contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, bem como da filha, netos e bisnetos do «General Sem Medo».

Manuel Carvalho Júnior, presidente da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros da igreja e Alcorochel afirmou que «Falar de Humberto Delgado é falar em bravura, liberdade e democracia», realçando a importância de manter viva a memória do general, como ensinamento para o futuro.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, enalteceu o papel de Humberto Delgado na luta pela liberdade, num legado que muito orgulha todos os torrejanos e que se pretende perpetuar com este centro de estudos, que constitui uma forte aposta «cultural, turística e educacional» do Município.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, recordou ainda outros portugueses que lutaram pela conquista da liberdade, como Aristides de Sousa Mendes, Mário Soares, Álvaro Cunhal e Salgueiro Maia, destacando que «A coragem do General Humberto Delgado foi um legado sobre o qual outros puderam construir a nossa democracia, quando o próprio Delgado já tinha pagado o seu combate com a própria vida».

Este espaço resulta da requalificação da antiga Casa Memorial, inaugurada em 1996. O actual projceto, financiado no âmbito do PDR2020, inclui a casa onde nasceu Humberto Delgado, uma área de exposições temporárias e uma biblioteca temática dedicada não só à biografia de Humberto Delgado, mas também aos temas da história e da sociedade contemporâneas.

O CHUDE parte do legado de Humberto Delgado para se constituir como um espaço de consciencialização cívica e de estímulo ao pensamento crítico, pugnando pelos valores da liberdade, da tolerância e da pluralidade, de divulgação e de memória da resistência à ditadura portuguesa e ainda como centro de estudos, ligado a universidades e a bibliotecas, arquivos e museus de temáticas congéneres. No âmbito da salvaguarda da memória, o CHUDE tem como missão a recolha e divulgação de fontes documentais relacionadas com Humberto Delgado, a oposição ao Estado Novo e o republicanismo, na freguesia e no concelho.

Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas
Leia também...

Ana Matias é a nova treinadora das juniores Vitorianas no campeonato nacional

O Vitória Clube de Santarém anunciou oficialmente o nome de Ana Matias para o cargo de treinadora principal do escalão de Juniores Femininos Sub-19…

Festival in.Estátuas: 20 estátuas vivas este fim-de-semana em Santarém

Vinte estátuas vivas vão estar este fim-de-semana nas ruas do centro histórico de Santarém na sexta edição do in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas,…

FICOR 2018 valoriza a fileira da cortiça e o território

A décima edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça de Coruche, que decorre de 24 a 27 de Maio, foi apresentada na tarde…

Assembleia Municipal de Santarém recomenda criação de um Fundo Social de Emergência

Os deputados da Assembleia Municipal (AM) de Santarém consideram que a autarquia deve criar um Fundo Social de Emergência (FSE), uma medida de apoio…