Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

A cerimónia decorreu no domingo, dia 1 de outubro, data dos 833 anos de atribuição do foral a Torres Novas pelo rei D. Sancho I, e contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, bem como da filha, netos e bisnetos do «General Sem Medo».

Manuel Carvalho Júnior, presidente da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros da igreja e Alcorochel afirmou que «Falar de Humberto Delgado é falar em bravura, liberdade e democracia», realçando a importância de manter viva a memória do general, como ensinamento para o futuro.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, enalteceu o papel de Humberto Delgado na luta pela liberdade, num legado que muito orgulha todos os torrejanos e que se pretende perpetuar com este centro de estudos, que constitui uma forte aposta «cultural, turística e educacional» do Município.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, recordou ainda outros portugueses que lutaram pela conquista da liberdade, como Aristides de Sousa Mendes, Mário Soares, Álvaro Cunhal e Salgueiro Maia, destacando que «A coragem do General Humberto Delgado foi um legado sobre o qual outros puderam construir a nossa democracia, quando o próprio Delgado já tinha pagado o seu combate com a própria vida».

Este espaço resulta da requalificação da antiga Casa Memorial, inaugurada em 1996. O actual projceto, financiado no âmbito do PDR2020, inclui a casa onde nasceu Humberto Delgado, uma área de exposições temporárias e uma biblioteca temática dedicada não só à biografia de Humberto Delgado, mas também aos temas da história e da sociedade contemporâneas.

O CHUDE parte do legado de Humberto Delgado para se constituir como um espaço de consciencialização cívica e de estímulo ao pensamento crítico, pugnando pelos valores da liberdade, da tolerância e da pluralidade, de divulgação e de memória da resistência à ditadura portuguesa e ainda como centro de estudos, ligado a universidades e a bibliotecas, arquivos e museus de temáticas congéneres. No âmbito da salvaguarda da memória, o CHUDE tem como missão a recolha e divulgação de fontes documentais relacionadas com Humberto Delgado, a oposição ao Estado Novo e o republicanismo, na freguesia e no concelho.

Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas
Leia também...

Homem de 27 anos detido por violência doméstica

Duas armas de airsoft apreendidas.

Ourém oferece 6.900 máscaras a bombeiros e a IPSS do concelho

A Câmara de Ourém vai entregar 6.900 máscaras às instituições particulares de…

Associação de Futebol de Santarém a caminho do Centenário

A Associação de Futebol de Santarém apresentou ao fim da tarde o…
Imagem ilustrativa

Sete concelhos de quatro distritos em risco máximo de incêndio

 Sete concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam…