Cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado grande parte dos concelhos do interior Norte e Centro do país, abrangendo distritos como Bragança, Vila Real, Viseu, Braga, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Leiria, além do concelho de Almodôvar, no distrito de Beja, e de outros sete municípios algarvios.

Em risco elevado está grande parte do Alentejo e cerca de 70 concelhos nos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se elevados, de acordo com a previsão do IPMA.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje é esperada uma pequena subida de temperatura nas regiões a norte do Rio Mondego e vento mais intenso na faixa costeira durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16ºC (Coimbra e Aveiro) e os 23ºC (Faro) e as máximas entre os 24º (Aveiro e Sagres) e os 38ºC (Castelo Branco).

Leia também...

MAI defende “acordo político de médio e longo prazo” sobre reforma da floresta

O ministro da Administração Interna defendeu “um acordo político de médio e longo prazo” entre os principais partidos políticos sobre a reforma da floresta…

Protocolo para promover marca “Aire e Candeeiros” subscrito por 21 entidades

Vinte e uma entidades, entre câmaras, comunidades intermunicipais, associações de desenvolvimento e instituições ligadas ao turismo, subscreveram na terça-feira, em Porto de Mós (Leiria),…

Sociedade Filarmónica Alpiarcense comemora aniversário

A Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro comemorou, no domingo, dia 1 de Dezembro, o seu 93º aniversário, marcando quase um século de história…

GNR desmantela unidade de produção de canábis e apreende 115 quilos em Santarém

A GNR desmantelou, no passado dia 21 de Janeiro (terça-feira), uma unidade industrial utilizada para produção de canábis, em Alcanhões, no concelho de Santarém,…