Cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado grande parte dos concelhos do interior Norte e Centro do país, abrangendo distritos como Bragança, Vila Real, Viseu, Braga, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Leiria, além do concelho de Almodôvar, no distrito de Beja, e de outros sete municípios algarvios.

Em risco elevado está grande parte do Alentejo e cerca de 70 concelhos nos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se elevados, de acordo com a previsão do IPMA.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje é esperada uma pequena subida de temperatura nas regiões a norte do Rio Mondego e vento mais intenso na faixa costeira durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16ºC (Coimbra e Aveiro) e os 23ºC (Faro) e as máximas entre os 24º (Aveiro e Sagres) e os 38ºC (Castelo Branco).

Leia também...

Petição exige suspensão do depósito de resíduos no aterro da Raposa

Um grupo de cidadãos do concelho de Almeirim lançou uma petição online…

Santarém sob aviso amarelo no sábado devido à chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12…

Município de Santarém distribui 10 mil euros a três instituições

A Câmara Municipal de Santarém entregou 10 mil euros, resultantes da campanha…

Valter Antunes distinguido como Fotógrafo do Ano 2019

Foi no passado sábado no jantar de gala da Expofoto  que Valter…