Cerca de 30 concelhos do interior Centro e Norte e do Algarve apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco máximo de incêndio 28 municípios nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também cerca de 90 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro em risco muito elevado.

Em risco elevado estão mais de 100 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima, à exceção do sotavento algarvio.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento deverá soprar forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11º em Bragança e os 21º em Portalegre, enquanto as máximas entre os 24º em Viana do Castelo e os 36º em Beja.

Leia também...

PS candidata Diamantino Duarte à União de Freguesias da Cidade de Santarém

Diamantino Duarte, administrador de empresas, Carlos Calado, médico e professor universitário e Margarida Pinto, professora são os três nomes que encabeçam a lista do…

Abertas inscrições para novos Sumidouros de C02 do projecto municipal Raízes da Sustentabilidade

O projecto municipal da Câmara Municipal de Santarém, Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política, lançando-se a sua quarta edição para as…

Municipais de Santarém pioneiros na aquisição de ambulância para assistência técnico-sanitária

Os Bombeiros Municipais de Santarém são pioneiros na aquisição de uma Ambulância Mercedes Sprinter 319 CDI para transporte urgente de doentes, preparada para assistência…

FNA18: Resitejo recolhe e separa mais de 67 toneladas de resíduos no certame

A Resitejo esteve mais um ano em parceria com o CNEMA na recolha e separação de resíduos. Diamantino Duarte, administrador da Resitejo, fez ao…