Cerca de 30 concelhos do interior Centro e Norte e do Algarve apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco máximo de incêndio 28 municípios nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também cerca de 90 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro em risco muito elevado.

Em risco elevado estão mais de 100 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima, à exceção do sotavento algarvio.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento deverá soprar forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11º em Bragança e os 21º em Portalegre, enquanto as máximas entre os 24º em Viana do Castelo e os 36º em Beja.

Leia também...

Rio Maior inaugura “Jardim António Quadros”

Neste ano do centenário do nascimento de António Quadros e dos 30 anos depois da sua morte, foram vários os momentos que decorreram em…

Intervenções em Coruche e Chamusca cortam trânsito em pontes destes concelhos

 A Estrada Nacional (EN) 114 vai estar cortada ao trânsito na próxima semana, no concelho de Coruche, para permitir a intervenção em duas pontes,…

Despiste provoca três feridos graves, dois deles crianças

Uma mulher e duas crianças ficaram feridas com gravidade na sequência de um despiste de uma viatura ligeira de passageiros na manhã desta quinta-feira,…

Orçamento Participativo Jovem de Alcanena aceita propostas até 31 de Janeiro

A Câmara de Alcanena vai destinar 20.000 euros em 2019 para o projecto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, cujo prazo para entrega de propostas…