Cerca de 30 concelhos do interior Centro e Norte e do Algarve apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco máximo de incêndio 28 municípios nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também cerca de 90 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro em risco muito elevado.

Em risco elevado estão mais de 100 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima, à exceção do sotavento algarvio.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento deverá soprar forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11º em Bragança e os 21º em Portalegre, enquanto as máximas entre os 24º em Viana do Castelo e os 36º em Beja.

Leia também...

Câmara de Torres Novas assegura que ex-edifício da CGD acolherá ‘start up’ se candidatura for aprovada

A Câmara de Torres Novas assegura que não desistiu de instalar uma ‘start up’ no antigo edifício da CGD e que o protocolo de…

Na Golegã, há uma mala carregada de afectos para “Espalhar Esperança”

A Santa Casa da Misericórdia da Golegã (SCMG) está a desenvolver, há cerca de um mês, um projecto de animação para combater o isolamento…

Santarém com capacidade para acolher 76.000 peregrinos

A Diocese de Santarém tem identificada, até ao momento, uma capacidade de acolhimento de cerca de 76.000 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude…

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na madrugada de domingo, dia 27 de Março, em Portugal, para a hora legal de…