Cerca de 70 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Vila Real, Braga, Aveiro e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.661 ocorrências de fogo já afetaram 9.944 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal, em especial no litoral Centro onde pode persistir, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 37 (em Castelo Branco).

Leia também...

Municipio de Salvaterra de Magos vai instalar WiFi no Escaroupim

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a preparar a instalação de pontos de cobertura de acesso gratuito à rede internet na aldeia…

Faleceu Bertino Coelho Martins – O Maestro que soube conduzir as várias partituras da vida

Bertino Coelho Martins faleceu esta madrugada na unidade UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Coruche onde se encontrava. Completaria, amanhã, 98 anos de…

Risco de colapso no Aqueduto dos Pegões motiva alerta na Câmara de Tomar

O vereador do PS na Câmara de Tomar alertou hoje para o risco iminente de colapso do Aqueduto dos Pegões, defendendo a interdição imediata…

Idosos confinados em lares também poderão votar antecipadamente

Os idosos que estão confinados em lares por causa da pandemia deverão poder exercer o direito de voto antecipadamente. “Tudo está a ser feito…