Na sequência do processo de auditoria pela Lacticoop, a quem a Escola Superior Agrária de Santarém fornece leite, foi atribuído o Diploma de Certificação em Bem Estar Animal com os códigos 012005/0102 e 012021/0102 relativos ao ano de 2020.

A auditoria que a Lacticoop promove é fundamental para que aquela empresa possa garantir junto dos consumidores que os animais que fornecem o leite vivem em consonância com os critérios do Bem Estar Animal.

Entre vários critérios foi observada a condição corporal dos animais individualmente, as instalações, as camas, a qualidade e o acesso à pastagem, o espaço por animal. A “check list” da entidade certificadora é muito extensa e só quem “passa” com distinção pode continuar a fornecer leite à Lacticoop.

Sendo uma Escola, o número de animais corresponde a uma exploração-modelo para o ensino prático da produção animal, contando com um efectivo de 14 vacas adultas, num total de 21 bovinos. Este número de animais garante uma tiragem média de leite de cerca de 500 litros, dia sim, dia não.

A certificação é anual e há razões para crer que a Escola Superior Agrária continuará a fazer parte dos fornecedores do leite da Lacticoop.

Leia também...

Professor que ajudou a criar a escola da Linhaceira deu uma aula no Convento de Cristo

Com uma recriação do professor que teve um papel determinante na criação…

Câmara de Santarém investe mais de 260 mil euros na requalificação da EB/JI de Amiais de Baixo

A Câmara de Santarém lançou esta quinta-feira, 21 de Maio, o concurso…

Residência artística com alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal resulta em espectáculo de dança

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe no dia 23 de…

500 crianças reúnem-se em congresso científico em Alcanede

500 congressistas “de palmo e meio” vão participar, na próxima terça-feira, 8…