Na sequência do processo de auditoria pela Lacticoop, a quem a Escola Superior Agrária de Santarém fornece leite, foi atribuído o Diploma de Certificação em Bem Estar Animal com os códigos 012005/0102 e 012021/0102 relativos ao ano de 2020.

A auditoria que a Lacticoop promove é fundamental para que aquela empresa possa garantir junto dos consumidores que os animais que fornecem o leite vivem em consonância com os critérios do Bem Estar Animal.

Entre vários critérios foi observada a condição corporal dos animais individualmente, as instalações, as camas, a qualidade e o acesso à pastagem, o espaço por animal. A “check list” da entidade certificadora é muito extensa e só quem “passa” com distinção pode continuar a fornecer leite à Lacticoop.

Sendo uma Escola, o número de animais corresponde a uma exploração-modelo para o ensino prático da produção animal, contando com um efectivo de 14 vacas adultas, num total de 21 bovinos. Este número de animais garante uma tiragem média de leite de cerca de 500 litros, dia sim, dia não.

A certificação é anual e há razões para crer que a Escola Superior Agrária continuará a fazer parte dos fornecedores do leite da Lacticoop.

Leia também...

Torres Novas: Adjudicada a empreitada do Centro Escolar de Santa Maria

Foi aprovada na reunião de Câmara de 12 de Junho a adjudicação…

Aulas em confinamento deram origem a ‘ebook’ de “receitas de família”

Alunos do curso profissional de cozinha/pastelaria da Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE),…

Ministério da Educação ausculta comunidade escolar para decidir 3.º período

O Ministério da Educação reúne-se esta terça-feira, 7 de Abril, com os…

Duas escolas do Cartaxo recebem filhos de profissionais de serviços essenciais

A Escola EB 2,3 Marcelino Mesquita, no Cartaxo, e a Escola EB…