Escrevi uma primeira versão deste artigo em Creta, o ponto mais a sul da Europa, a meros 300 quilómetros da zona vermelha da Líbia, a capital da República Revolucionária da Líbia. O seu presidente é o General Khalifa Haftar, líder do Exército Nacional Líbio, apoiado pela Rússia e pelo Wagner Group (agora denominado Afrika Korps). Em nenhum ponto da ilha de Creta vi refugiados ou imigrantes, o que me induz que a mesma se encontre fora das grandes rotas de “exportação” para Europa, cujos principais destinos são Chipre, a mainland grega, Malta, Itália e Espanha. Após o regresso, a pesquisa efetuada levou-me a alterar substancialmente esta versão.

Como é do conhecimento público, no passado dia 30 de julho cerca de 72.000 pessoas entraram em Ceuta através da Praia del Tarajal, cruzando a nado os menos de 100 metros que contornam o pontão e a cerca que delimita a fronteira entre Marrocos e Espanha. Do lado marroquino e espanhol a praia tem o mesmo nome, sendo ladeado por uma larga estrada contínua entre ambos os países, apenas cortada pela linha de fronteira.

Segundo Jesus Vivas, presidente da cidade autónoma espanhola, o número corresponde a cerca de 70% da população residente na cidade espanhola, provocando um colapso nos serviços e uma crise humanitária. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, classificou esta “invasão” como um ataque à integridade territorial de Espanha, tendo mobilizado desde logo as Forças Armadas para intervir e culpando as máfias do tráfico humano por gerarem esta crise. Na base deste movimento terá pesado a recente decisão do Supremo Tribunal espanhol, de 8 de julho, ratificada pelas Cortes, conhecida por “devoluções a quente”. A mesma refere que a devolução sumária ao país de origem não se aplica aos migrantes se estes chegarem por mar a território espanhol. Esta lei, que eventualmente inviabiliza os repatriamentos, terá sido um dos fatores motivadores da “invasão”.

Alguns comentaristas veem nesta ação uma coordenação entre Marrocos, Israel e os EUA. Apesar da “dizzy politics” que dominam estes dois últimos países, esta interpretação poderá pecar por exagero. No entanto, a análise a frio dos acontecimentos de 30 de julho estabelecem dúvidas quanto ao apoio direto de Marrocos a este movimento, devido à sua coordenação, organização e eficácia. Desde a sua independência de França e Espanha em 1956, Marrocos nunca escondeu as suas pretensões territoriais sobre estas duas cidades, que transitaram de portuguesas para espanholas em 1640. Por se encontrarem em África sem ligação física à Europa, o governo de Rabat tem tratado as cidades como “territórios não autónomos pendentes de descolonização”. Por outro lado, a ambiguidade da posição da ONU, que não inclui Ceuta e Melilla na lista de territórios a descolonizar nem as reconhece como colónias, abre espaço para esta ambivalência.

Outro pilar das reivindicações territoriais de Marrocos com Espanha é o Sara Ocidental (ou Sara Espanhol), uma região da orla atlântica africana que vai desde Tarfaya, no sul de Marrocos, a cerca de 1.000 kms de Rabat (numa latitude equivalente às Canárias), até Ras Nouadhibou, ou Cabo Branco, na Mauritânia, cerca de 500 kms a norte da capital Nouakchott. Trata-se de um território rico em petróleo, gás natural, fosfatos, outros minerais e pesca, contando com algumas das zonas pesqueiras mais ricas do mundo. A 6 de novembro de 1975, o Rei Hassan II de Marrocos promoveu a Marcha Verde, um movimento incluindo cerca de 350.000 civis desarmados que cruzaram a fronteira do então Saara Espanhol, com o objetivo de forçar Espanha a ceder o território. Enfraquecida pelo final do regime franquista e querendo evitar um conflito armado, a Espanha optou por negociar, assinando a 14 de novembro de 1975, o Acordo de Madrid com Marrocos e a Mauritânia, transferindo a administração conjunta do território e ignorando o direito de autodeterminação do povo saaraui. Entre 1976 e 1979, o Sara Ocidental foi ocupado por Marrocos e pela Mauritânia. Em 1979, a Mauritânia retirou devido aos ataques do grupo independentista Frente Polisário e, ainda nesse ano, Marrocos estendeu o seu domínio a todo o território. Atualmente, Marrocos administra o Sara Ocidental, considerando-o parte integrante do país, enquanto a ONU continua a classificar o território como uma zona não autónoma pendente de descolonização.

Um terceiro pilar de desgaste na convivência entre Espanha e Marrocos é a relação tempestuosa entre Marrocos e o seu rival regional, a Argélia. Desde a Guerra das Areias, em 1963, Marrocos e a Argélia já estiveram 7 vezes em guerra, tendo as 2 últimas ocorrido já no século XXI (2021 e 2024). A Argélia foi a quarta melhor economia africana em 2025, com um PIB de 285 mil milhões de dólares, fortemente suportado nas exportações de gás natural e petróleo, enquanto Marrocos foi a quinta, com um PIB de 180 mil milhões de dólares, assente sobretudo no crescimento industrial e infraestruturas. Por outro lado, apesar de em dezembro de 2025 Pedro Sanchéz ter assinado em Madrid diversos acordos de cooperação com Marrocos, a sua recente deslocação a Argel a 20 de julho passado, a primeira após 4 anos, com o objetivo de iniciar uma nova fase de cooperação entre os dois países, terá decerto enfurecido o monarca marroquino.

Assim, as dúvidas existentes sobre a participação de unidades marroquinas na organização da “invasão” a Ceuta, nomeadamente no transporte e encaminhamento dos “invasores”, apenas 10 dias após a visita do primeiro-ministro espanhol à Argélia, ganham alguma consistência. Por outro lado, a ampla difusão de fake news, verificadas no próprio dia e no dia anterior nas redes sociais, nomeadamente de que a fronteira espanhola iria estar aberta, reportadas quer por espanhóis quer por marroquinos, foram mais um forte motivo de mobilização das pessoas. Esta situação remete para as máfias que gerem e controlam os movimentos dos refugiados no Mediterrâneo, cuja atividade tem décadas e face à qual as ações quer dos Estados europeus quer da Frontex tem sido pouco eficaz.

Leia também...

Maquiavéis de trazer por casa

Em 2017, numa passagem pela Toscânia e sobretudo por Florença, tive oportunidade de visitar a Basílica da Santa Cruz (Santa Croce) e nela me…

Fazer a diferença

Em Hiroshima ou Nagasaki, em Chernobyl ou em Bhopal, a morte andava no ar. A radioatividade ou o gás, diluídos no ar que as…

A semente de um sonho

Sempre achei interessante e peculiar como um país com 250 anos de idade se considera no direito de mandar no mundo. De igual forma,…

Can’t Skip Portugal

Can’t Skip Portugal foi uma campanha de marketing, lançada pelo Turismo de Portugal em 2017. Repartida em 4 filmes, a campanha focou-se na mensagem…