A aldeia de Asseiceira, no concelho de Tomar, volta, sábado e domingo, a recuar à época medieval, num evento que visa recuperar “a alegria e vivacidade” para uma povoação actualmente envelhecida.

Em comunicado, a organização da ‘Ceyceyra Medieval’ afirma que esta quarta edição do evento decorre “quando passam exactamente 800 anos sobre a referência histórica mais antiga a este lugar, a doação pelos Templários a Paio Farpado”, tema recriado em 2017 e que é continuado este ano com “o passo seguinte para a consolidação do território como espaço habitado, a nova doação, quatro anos depois, a Pedro Ferreiro”.

“Com o grande rigor posto na organização e as condições oferecidas pelo espaço, Asseiceira transforma-se nestes dois dias num autêntico burgo medieval, cheio de vida graças ao extenso programa de animação”, que inclui arruadas, recriação de momentos históricos e animação de rua, com ponto alto nos cortejos que se realizam à noite, o primeiro (sábado) sobre a doação do lugar por D. Pedro Alvito a Pedro Ferreira e o segundo (domingo) sobre a devolução aos Templários, sete anos depois.

A ‘Ceyceyra Medieval’ é uma organização do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do município de Tomar.

Leia também...

Caminhos da Água leva programação cultural a 10 concelhos

A iniciativa Caminhos da Água vai levar música e animação de rua…

Câmara de Ourém compra serviços de comunicação inclusiva para museu

A Câmara de Ourém aprovou o contrato para a aquisição de serviços…

Festival de Estátuas Humanas invade Santarém já a partir de amanhã

Santarém prepara-se para receber novamente um evento que tem atraído anualmente milhares…

Celebrados contratos de financiamento no âmbito do ProMuseus 2023

No passado dia 25 de outubro, teve lugar no Museu de Marinha,…