A campanha de esterilização de animais de companhia promovida pela Câmara da Chamusca permitiu a realização de 700 esterilizações de cães e gatos em 2018 (400 animais) e 2019 (300).

A autarquia refere que as esterilizações decorrem ao abrigo de duas candidaturas a apoios da Direção-Geral de Veterinária (DGV), num valor complementado com fundos próprios, o que torna o processo “totalmente gratuito para os residentes no concelho”.

“Na campanha de 2020, que está em vigor até ao dia 15 de Novembro, foram já esterilizados cerca de 50 animais”, afirma a nota, adiantando que a diminuição no número de esterilizações se deve também à diminuição do número de animais abandonados no concelho, o que resulta da “continuidade garantida pela esterilização das populações de animais errantes”.

Além da comparticipação total do custo da esterilização, os moradores do concelho da Chamusca também beneficiam de um preço especial na aplicação da identificação electrónica e na vacinação antirrábica dos seus animais, acrescenta a nota.

Leia também...

Chamusca recebe 3ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas

O concelho da Chamusca recebe nos dias 28, 29 e 30 de Março a 3.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas numa organização conjunta…

VIII Encontro Internacional de Piano no Sardoal

O VIII Encontro Internacional de Piano de Sardoal, que terá lugar entre 26 de Junho e 2 de Julho, recebeu o Alto Patrocínio de…

Protesto nacional de professores começa hoje em Lisboa, Setúbal e Santarém

Os professores iniciam hoje uma nova greve, que vai durar até quinta-feira e terminar com uma manifestação nacional, para exigir que nove anos, quatro…

Dois meios aéreos apoiam combate ao fogo em Torres Novas

Dois meios aéreos foram hoje ativados para o incêndio que lavra desde terça-feira numa zona de mato no concelho de Torres Novas, na Serra…