A Chamusca vai receber, amanhã, dia 14 de Maio, a primeira gala do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), numa apresentação pública do trabalho artístico desenvolvido por esta turma do Agrupamento de Escolas da Chamusca.
O projecto desenvolvido pela turma PIEF permitiu aos jovens o contacto com a prática teatral enquanto proposta artística de partilha comunitária, num gesto de inclusão artística, que aplaude as memórias teatrais da vila da Chamusca, num grande espectáculo artístico de jovens para toda a comunidade.
Na primeira parte, do espectáculo, os alunos vão apresentar a peça de teatro “Amor à Terra”, da autoria da poetisa chamusquense, Maria Manuel Cid, estreada em 1963, com encenação de Vasco Cid, para o Grupo Cénico do Sport Chamusca e Benfica.
A segunda parte será alargada a alunos de outras turmas, que vão beber o seu talento a poemas e textos da mesma autora, numa homenagem pelo 100.º aniversário do seu nascimento, na qual será apresentada a peça “Talentos”.
A primeira Gala PIEF conta com a encenação de Manuel João Coutinho, da Divisão de Cultura, Turismo e Promoção Local do Município da Chamusca, numa noite que espera que seja iluminada pela simplicidade das emoções, com o objectivo de “apoiar os nossos talentos e partilhar afectos, em gestos que devemos repetir em toda a nossa vida. Amanhã estamos todos de mãos dadas…alunos, professores, auxiliares, administrativos, poder local e todos, mas todos, os que sabem que o afecto é a disciplina mais importante na vida de cada um de nós”, refere o encenador, adiantado ainda que “neste palco cabemos todos, na diferença de sermos iguais, porque é assim que olhamos a Educação que não deixa ninguém para trás. Nesta noite dedicada a Maria Manuel Cid, a poeta das nossas tradições… temos tanto para lhe oferecer e precisamos de todos, para que no palco os nossos jovens percebam que nunca estão sozinhos”.
Numa organização do Município da Chamusca e com o apoio do Agrupamento de Escolas da Chamusca, o espectáculo é de entrada gratuita, sujeito a reserva, e está marcado para as 21h no cineteatro da Chamusca.
Refira-se que o PIEF é uma medida socioeducativa, de carácter temporário e excepcional, adoptada depois de esgotadas todas as outras medidas de integração escolar, que visa favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória e a inclusão social, conferindo uma habilitação escolar de 2.º ou 3.º ciclo.