O Município da Chamusca renovou pelo terceiro ano consecutivo o protocolo com a SEACoop – Social Entrepreneurs Agency, CRL., Agência de Empreendedores Sociais, com o objectivo de encontrar novas respostas para o combate ao desemprego, que existe no concelho da Chamusca.

O projecto visa um apoio financeiro de 79.200,00 euros e será desenvolvido em parceria com a Fábrica do Empreendedor e da StartLab, com sede na Chamusca, cuja actividade contribui para o fomento e desenvolvimento local, através da criação de novos empregos e do reforço dos níveis de empregabilidade dos beneficiários, potenciando ações que permitam respostas mais ajustadas e em rede, nomeadamente com o tecido empresarial e organizações locais.

Esta iniciativa do Município da Chamusca na promoção e no desenvolvimento deste projecto municipal na área da empregabilidade e do empreendedorismo, está disponível a toda a comunidade.

A inovação social, valorização dos conhecimentos e aptidões da população, bem como a disponibilidade para o apoio às comunidades e o empreendedorismo, são formas de contribuir activamente para as políticas de combate ao desemprego e à exclusão, criando, simultaneamente valor e auto-estima das pessoas e das comunidades.

No âmbito deste protocolo serão desenvolvidos os programas: +Emprego, +Empreendedor e “In Local – Animação Territorial”.

O +Emprego constitui uma resposta integrada e qualificada de apoio ao emprego, a pessoas residentes no município e não cobertas pelas respostas existentes, nomeadamente através do Job Mentoring (levantamento inicial da experiência, expectativas profissionais e competências pessoais e sociais, assim como a construção de um plano de integração profissional ou formativa); das Técnicas de Procura de Emprego (apoio na elaboração, redacção e adaptação de CVs, preparação de entrevistas de emprego ou resposta a anúncios de emprego); da Marca Pessoal (descoberta do valor acrescentado da pessoa, potenciando a sua diferenciação e a sua adequação a cada oferta específica, seja pessoal, formativa ou de voluntariado).

Das actividades a desenvolver no âmbito do +Emprego destaca-se a abertura de um espaço para atendimento; formação de curta duração em diversas áreas ou processos de recrutamento nas instalações da Fábrica do Empreendedor, realizando um trabalho de maior proximidade com as empresas locais de forma a garantir uma cada vez maior adequação de mão-de-obra local às reais necessidades com as empresas.

O +Empreendedor, consiste num modelo inclusivo de incubação de iniciativas económicas que visa a promoção da acção empreendedora de base local, a dinamização económica dos territórios e a co-construção de respostas específicas potenciadoras da acção empreendedora local, e assenta em três abordagens diferenciadas: Individual, dirigida a indivíduos ou grupos que desejem desenvolver uma ideia ou um negócio; Colectiva, um complemento à abordagem individual; e um Espaço de Incubação Físico.

O “In Local – Animação Territorial”, incide no desenvolvimento do trabalho em rede interinstitucional e mobiliza os parceiros para a inserção socioprofissional de pessoas em situação de exclusão.

As pessoas ou empresas interessadas poderão contactar a Fábrica do Empreendedor através do email empreendedorismo.chamusca@fabricadoempreendedor.pt<mailto:empreendedorismo.chamusca@fabricadoempreendedor.pt>, ou através do telefone 249 769 608.

Leia também...

W Shopping assinala 20º Aniversário com semana repleta de actividades

O centro comercial W Shopping assinala sábado, 28 de Outubro, o seu 20º aniversário. Para celebrar esta data marcante, o W Shopping preparou uma…

Universidade da Terceira Idade de Azambuja inicia ano lectivo no dia 12

Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, terá início no próximo dia 12 de Outubro, numa cerimónia de recepção aos alunos e professores.…

IPMA eleva para 14 os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 14 os distritos que vão estar a partir de sexta-feira sob…

Município de Santarém concede apoio aos Bombeiros de Pernes

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pernes vai receber um subsídio extraordinário do Município de Santarém no valor de 10.472,22€. O valor servirá…