Foto de arquivo
Foto de arquivo

De 13 a 21 de Maio todos os caminhos vão dar à vila da Chamusca “O Coração do Ribatejo”. Numa organização do Município da Chamusca o território chamusquense recebe, pelo segundo ano consecutivo sob o mote “Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”, a Maior Festa do Concelho – A Semana da Ascensão.

Com entrada livre e gratuita a semana maior do Concelho agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e reúne anualmente milhares de visitantes. Recorde-se que em 2022, a vila da Chamusca recebeu ao longo da Semana da Ascensão mais de 100 mil visitantes, que vieram das mais diversas regiões do país para conhecer as raízes, a cultura e a tradição da vila considerada “O Coração do Ribatejo” e para desfrutar dos mais variados espetáculos de música e de teatro, folclore e provas desportivas, assim como da tradicional gastronomia da região, tasquinhas, mostras de artesanato e de produtos regionais, de noites de fado, atividades equestres ou taurinas.

Este ano, de 2023, o cartaz reúne como sempre artistas de renome, que prometem grandes concertos e espetáculos e animar as nove noites da maior semana do Concelho da Chamusca.

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 18 de maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região. 

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca. 

A Semana da Ascensão é uma festa de todos para todos, mas é muito mais do que os olhos e os ouvidos podem sentir. É um estado de alma e de sentir da população do concelho da Chamusca, onde é apresentada uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objetivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da região, para a atração de investimento e dinamização do tecido empresarial. 

Durante a maior semana do concelho da Chamusca, não vão faltar mostras gastronómicas, de artesanato e de produtos regionais, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.

O mote está dado, as datas anunciadas e o convite está feito, falta agora o próximo passo: saber quem são os cabeças de cartaz, que serão divulgados nas redes sociais do Município da Chamusca ao longo desta semana. 

Leia também...

Desvio da Alta Velocidade que beneficia Alcochete custa mais 1.500 ME

Os promotores do aeroporto em Santarém disseram hoje que o desvio na linha ferroviária de alta velocidade que beneficia Alcochete obriga a um investimento…

Feitos à mão, terços oficiais da Jornada Juventude saem de Fátima aos milhares

A menos de um ano da Jornada Mundial da Juventude, que fará confluir a Lisboa centenas de milhares de jovens de todo o mundo,…

Continente afectado a partir de terça-feira pela depressão Babet

O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção…

Encarregados de educação apresentam queixa por assédio sexual contra professor da escola D. João II

Pelo menos oito encarregados de educação da Escola EB 2,3 D. João II, em Santarém, apresentaram denúncias por assédio sexual contra um professor da…