O Município da Chamusca esteve representado na 6ª edição do Mosaico Social, um evento organizado em Santa Maria da Feira e que visa dar a conhecer e partilhar os projectos ligados à intervenção social e comunitária existentes neste concelho e um pouco por todo o País.

A Chamusca deu a conhecer os projetos “Nylons & Popelinas”, integrado agora num projecto mais alargado “HiveWork Social”, e ainda um outro projecto de promoção de hábitos de vida saudável, designado “Agentes Vitamina”.

O Município esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Queimado, e pela Vice-Presidente e Vereadora com os pelouros da Ação Social e da Educação, Cláudia Moreira, que participaram num dos painéis de debate “Mosaico Talks”, sobre o tema “Intervenção na vida da comunidade”, onde se falou do projecto “Nylons & Popelinas”. No outro painel, sobre “Recursos de Saúde, Animação, Nutrição e Acompanhamento Psicológico”, foi apresentado o projecto dos Agentes Vitamina.

O Mosaico Social deu relevo a vários outros projectos na área da Inovação Social. A Chamusca é aliás um dos municípios portugueses com maior valor per capita investido em projectos de inovação social, financiados no âmbito do Portugal 2020. Recorde-se que o município tem aprovados investimentos na ordem dos 800 mil euros no âmbito de projectos candidatados às Parcerias Para o Impacto, cabendo-lhe o papel de investidor social em projectos que foram candidatados por outros parceiros sociais, nomeadamente, HiveWork Social, Fábrica do Empreendedor, Agitar da Mente (AEC Inovadoras Educ’Arte, Vila Utopia e Pequenos Heróis) e Asas do Tempo (Envelhecimento Activo).

O projeto “Nylons & Popelinas”, surgido em 2018 e apresentado oficialmente na Semana da Ascensão’18, define-se como um projecto de inovação e empreendedorismo social de aprendizagem, partilha e capacitação dos intervenientes (seniores do concelho), dando uma nova roupagem e vida aos lavores tradicionais do concelho. O desafio foi lançado às IPSS, grupos de convívio, academias e universidades seniores pelo Município da Chamusca, através da sua Rede Social e, assim, se constituíram parcerias com voluntários com apetência para o design, comunicação e marketing. Nasceu a “Nylons & Popelinas”, uma marca com identidade própria, que produz produtos novos e apelativos, cruzando novos e velhos saberes das artes e ofícios.

Actualmente, o projecto “Nylons & Popelinas” evoluiu para um projecto de Hivework Social, promovido pela Associação Tempos Brilhantes, em que o Município se assume como investidor social, e, através do qual cada uma das instituições tem apoio para encontrar o caminho para cada uma das marcas de produtos criadas no âmbito do “Nylons & Popelinas”. Uma das metas é de criar, no futuro, uma oficina comunitária para desenvolvimento de produtos artesanais. Pretende-se que este projecto seja também alargado a jovens e desempregados, com acções de formação e mentoria, para desenvolvimento de pequenos negócios que promovam as artes e ofícios locais, valorizando o património com uma abordagem contemporânea e inovadora.

O projecto “Agentes Vitamina”, a dar os primeiros passos em termos de intervenção pública no concelho da Chamusca, foi apresentado no painel ligado à promoção de recursos de saúde e de nutrição. O Município da Chamusca é o promotor deste projecto de sensibilização comunitária, que visa chegar às crianças, jovens e seniores do concelho, através da promoção de hábitos de vida saudável. O conceito do projecto assenta nos pressupostos da Agenda 2030 da ONU e que coloca a saúde como um bem público que é preciso defender com políticas activas de promoção de hábitos de vida saudáveis, seja ao nível do bem-estar físico, mental e social. Para concretizar estas metas, o Município definiu um plano abrangente de intervenção e de sensibilização, que está vertido na “Missão Sadia”, que será concretizada pelos Agentes Vitamina, as mascotes destacadas para esta missão muito importante.

Os Agentes Vitamina são João Agrião e Angelina Tangerina, cada um com uma identidade própria, e que já estiveram a desenvolver acções de sensibilização durante a Semana da Ascensão, nas escolas e IPSS do concelho e também junto da comunidade mais alargada. Os três pilares de uma vida saudável são a mente, o corpo e o coração, símbolos das várias dimensões que contribuem para o bem-estar pleno dos cidadãos. Os Agentes Vitamina são os símbolos da mudança nos estilos de vida, mas vão dar e receber contributos por parte da comunidade.

Leia também...

Santarém com mais de 30 freguesias identificadas como prioritárias para limpeza de florestas

Distrito repete número de 2021.
Foto ilustrativa

Governo aprova subida do salário mínimo para 705 euros a partir de Janeiro

O Governo aprovou hoje a subida do salário mínimo para 705 euros…

Correio do Ribatejo à caça das memórias do Leão de Rio Maior

Estamos em Janeiro de 1973: a então pacata vila de Rio Maior…

Santarém celebra Abril nas Escolas

As escolas do Concelho de Santarém estão, desde o início desta semana,…