A Câmara da Chamusca instalou equipamentos de teleassistência nas habitações de 42 idosos do concelho referenciados pelas freguesias onde residem como mais vulneráveis e isolados.

Em comunicado, a Câmara da Chamusca afirma que o serviço se destina a apoiar principalmente idosos em situação de maior isolamento e insuficiência ou ausência de rede de suporte familiar, mas também pessoas que se encontrem em situação de dependência/incapacidade.

Segundo o município presidido por Paulo Queimado, o objectivo é promover a “independência e confiança, assegurando o acompanhamento e o apoio permanente a quem vive sozinho”.

Para Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “num concelho onde o índice de envelhecimento é particularmente elevado, é fundamental o investimento em medidas que permitam à população sénior manter as suas rotinas diárias de uma forma segura, confiando que existe sempre alguém pronto para lhes prestar apoio em caso de necessidade”.

A autarca sublinha que o município tem vindo a “ajustar as suas respostas em conjunto com os parceiros sociais, para proporcionar um quotidiano com maior segurança a estes munícipes”, por “estar consciente do risco de vulnerabilidade social a que a população sénior está mais exposta”.

“Esta iniciativa tem como objectivo primordial combater o isolamento social, atendendo à vulnerabilidade em que se encontram alguns dos idosos do concelho da Chamusca e prestando especial atenção à actual situação vivida devido à covid-19”, salienta a nota.

Leia também...

Sistema de videovigilância em Santarém com 26 câmaras autorizado pelo MAI

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que foi dada autorização para a instalação de um sistema de videovigilância na cidade de Santarém, composto…

Centro de Estudos em Fotografia de Tomar inaugura exposição “Novos Trabalhos” de Luís Pavão

Inaugura na Casa dos Cubos no próximo dia 9 de Setembro, pelas 15h30, a terceira e última exposição de 2023, referente ao 3.º Ciclo…

AR recomenda novos organismos no interior, mas rejeita deslocalizar já existentes

A Assembleia da República aprovou hoje uma recomendação ao Governo proposta pela Iniciativa Liberal para que novos serviços e organismos públicos sejam instalados no…

“Vacina” é Palavra do Ano 2021

“Vacina” é “A Palavra do Ano” 2021, escolhida por 45,4% dos cerca de 35.000 internautas que participaram na iniciativa da Porto Editora (PE), divulgou…