A Câmara da Chamusca instalou equipamentos de teleassistência nas habitações de 42 idosos do concelho referenciados pelas freguesias onde residem como mais vulneráveis e isolados.

Em comunicado, a Câmara da Chamusca afirma que o serviço se destina a apoiar principalmente idosos em situação de maior isolamento e insuficiência ou ausência de rede de suporte familiar, mas também pessoas que se encontrem em situação de dependência/incapacidade.

Segundo o município presidido por Paulo Queimado, o objectivo é promover a “independência e confiança, assegurando o acompanhamento e o apoio permanente a quem vive sozinho”.

Para Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “num concelho onde o índice de envelhecimento é particularmente elevado, é fundamental o investimento em medidas que permitam à população sénior manter as suas rotinas diárias de uma forma segura, confiando que existe sempre alguém pronto para lhes prestar apoio em caso de necessidade”.

A autarca sublinha que o município tem vindo a “ajustar as suas respostas em conjunto com os parceiros sociais, para proporcionar um quotidiano com maior segurança a estes munícipes”, por “estar consciente do risco de vulnerabilidade social a que a população sénior está mais exposta”.

“Esta iniciativa tem como objectivo primordial combater o isolamento social, atendendo à vulnerabilidade em que se encontram alguns dos idosos do concelho da Chamusca e prestando especial atenção à actual situação vivida devido à covid-19”, salienta a nota.

Leia também...

Zêzere Arts leva música erudita a locais históricos do Médio Tejo

Locais históricos dos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Batalha voltam a receber, de 13 a 31 de Julho, o Festival Zêzere…

União de Santarém arranca Fase de Manutenção da Liga 3 contra a Académica

A União Desportiva de Santarém já conhece o seu percurso na Fase de Manutenção da Liga 3. O primeiro jogo está marcado para 16…

A1 cortada no sentido sul-norte junto à saída para Fátima para limpeza de via

A Autoestrada 1 (A1) está hoje cortada no sentido sul-norte junto à saída para Fátima, no distrito de Santarém, para limpeza de detritos provocados…

“As minhas músicas são viagens pelo amor, pela luta interior e exterior do ser humano”

Lázaro, natural de Santarém, é músico, compositor, escritor e produtor, faz música desde os 14 anos e começou a lançar os seus primeiros originais…