Foto do 1º Concurso Festival Nacional da Canção Rural

O fadista Rui Tanoeiro venceu, na passada sexta-feira, a 1.ª edição do Concurso Nacional da Canção Rural promovido pelos Municípios do Vinho em Pinhel. Foi com o tema “Morena da minha Aldeia” com letra e música original da sua autoria que o cantor chamusquense arrecadou o 1.º prémio do concurso e ainda o prémio de melhor música em representação do Município da Chamusca na Cidade do Vinho 2020/22.

A canção “tipicamente chamusquense”, que arrecadou também o prémio para a Melhor Música, fala do mundo rural, da lezíria, da vinha, do vinho, dos namoros de antigamente e das gentes que trabalhavam nos campos e retrata, na perfeição, o amor e o orgulho que o fadista tem pela sua terra.

Apaixonado pelas suas raízes foi a cultura e as tradições da Chamusca que o chamaram para o fado. “Cresci na Chamusca, sempre, habituado a ouvir fado nas tertúlias, com amigos, ou não fosse a minha Chamusca uma terra de bons músicos, bons fadistas e até uma referência a nível nacional”.

Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, felicitou o fadista chamusquense, referindo que “a canção é maravilhosa e é uma lindíssima forma de homenagear a nossa ruralidade! Estamos rendidos e orgulhosos! O Rui Tanoeiro, em representação do Concelho da Chamusca, deixou uma bonita marca no primeiro Concurso da Canção Rural”. Claúdia Moreira aproveitou ainda para felicitar todos os outros municípios concorrentes e toda a organização, aos Municípios do Vinho e ao Município de Pinhel “que tão bem nos acolheu.”

O concurso contou com a participação de sete canções originais, nas quais os autores e intérpretes se apresentaram em representação dos respetivos municípios de Alenquer, Beja, Cantanhede, Chamusca, Nelas, Santarém e Viana dos Castelo, que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas do Vinho de Portugal e ‘Pinhel – Cidade do Vinho 2020/22’ (ARVP).

A prova foi criada com o objectivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.

A direcção musical esteve a cargo do maestro Carlos Alberto Moniz, que presidiu também ao júri, do qual faziam ainda parte Amadeu Diniz Fonseca (Poeta/letrista), Ana Sofia Ricardo (Direção Regional de Cultura do Centro), Beatriz Cardoso (Música/Cantora) e Daniela Marques (Rainha das Vindimas 2021).

A partir do próximo dia 25 de junho irá decorrer nas redes sociais uma votação para eleger a canção “Mais Popular”, num prémio atribuído pelo público.

Susana Alves representou Município de Santarém

Susana Alves e João Madeira, autores da música “Fiz-te um Poema”, conquistaram o prémio para a melhor letra e o segundo lugar da classificação para a melhor canção, na primeira edição do “Concurso da Canção Rural”, que teve lugar na passada sexta-feira, 17 de Junho, pelas 21h30, no Centro Logístico de Pinhel.

Segundo Susana Alves, autora da letra e intérprete do Tema, “representar a nossa cidade seja num evento desportivo, cultural ou de qualquer outra índole é sempre uma dualidade entre o privilégio e a responsabilidade. Tudo isso ficou ainda mais acentuado com o peso de apresentar um tema original do brilhante músico da nossa terra, o João Madeira, ao lado de uma banda dirigida por Carlos Alberto Moniz e como nomes maiores como o guitarrista Armindo Neves”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…