O fadista Rui Tanoeiro venceu, na passada sexta-feira, a 1.ª edição do Concurso Nacional da Canção Rural promovido pelos Municípios do Vinho em Pinhel. Foi com o tema “Morena da minha Aldeia” com letra e música original da sua autoria que o cantor chamusquense arrecadou o 1.º prémio do concurso e ainda o prémio de melhor música em representação do Município da Chamusca na Cidade do Vinho 2020/22.

A canção “tipicamente chamusquense”, que arrecadou também o prémio para a Melhor Música, fala do mundo rural, da lezíria, da vinha, do vinho, dos namoros de antigamente e das gentes que trabalhavam nos campos e retrata, na perfeição, o amor e o orgulho que o fadista tem pela sua terra.

Apaixonado pelas suas raízes foi a cultura e as tradições da Chamusca que o chamaram para o fado. “Cresci na Chamusca, sempre, habituado a ouvir fado nas tertúlias, com amigos, ou não fosse a minha Chamusca uma terra de bons músicos, bons fadistas e até uma referência a nível nacional”.

Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, felicitou o fadista chamusquense, referindo que “a canção é maravilhosa e é uma lindíssima forma de homenagear a nossa ruralidade! Estamos rendidos e orgulhosos! O Rui Tanoeiro, em representação do Concelho da Chamusca, deixou uma bonita marca no primeiro Concurso da Canção Rural”. Claúdia Moreira aproveitou ainda para felicitar todos os outros municípios concorrentes e toda a organização, aos Municípios do Vinho e ao Município de Pinhel “que tão bem nos acolheu.”

O concurso contou com a participação de sete canções originais, nas quais os autores e intérpretes se apresentaram em representação dos respetivos municípios de Alenquer, Beja, Cantanhede, Chamusca, Nelas, Santarém e Viana dos Castelo, que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas do Vinho de Portugal e ‘Pinhel – Cidade do Vinho 2020/22’ (ARVP).

A prova foi criada com o objectivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.

A direcção musical esteve a cargo do maestro Carlos Alberto Moniz, que presidiu também ao júri, do qual faziam ainda parte Amadeu Diniz Fonseca (Poeta/letrista), Ana Sofia Ricardo (Direção Regional de Cultura do Centro), Beatriz Cardoso (Música/Cantora) e Daniela Marques (Rainha das Vindimas 2021).

A partir do próximo dia 25 de junho irá decorrer nas redes sociais uma votação para eleger a canção “Mais Popular”, num prémio atribuído pelo público.

Susana Alves representou Município de Santarém

Susana Alves e João Madeira, autores da música “Fiz-te um Poema”, conquistaram o prémio para a melhor letra e o segundo lugar da classificação para a melhor canção, na primeira edição do “Concurso da Canção Rural”, que teve lugar na passada sexta-feira, 17 de Junho, pelas 21h30, no Centro Logístico de Pinhel.

Segundo Susana Alves, autora da letra e intérprete do Tema, “representar a nossa cidade seja num evento desportivo, cultural ou de qualquer outra índole é sempre uma dualidade entre o privilégio e a responsabilidade. Tudo isso ficou ainda mais acentuado com o peso de apresentar um tema original do brilhante músico da nossa terra, o João Madeira, ao lado de uma banda dirigida por Carlos Alberto Moniz e como nomes maiores como o guitarrista Armindo Neves”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…