A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) promove esta quinta-feira, 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, o I Simpósio Nacional das Comissões de Humanização Hospitalares, que decorrerá no Convento de Cristo, em Tomar, das 09h30 às 16h00.

O evento vai juntar perto de uma centena de participantes e mais de duas dezenas de comissões de humanização de hospitais portugueses, de norte a sul do País.

Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração (CA) do CHMT, afirma que “neste Dia Mundial da Saúde, o segundo celebrado nos quatro cantos do planeta em contexto de pandemia, quisemos trazer para a ordem do dia, com a organização deste encontro, a humanização dos cuidados de saúde no SNS. A Humanização foi, de facto, uma das maiores lições da pandemia da COVID-19: promovemos a Saúde de pessoas para as pessoas”.

O presidente da instituição acrescenta que “a criação de uma cultura de humanização da saúde nos hospitais do SNS, de proximidade e profundo respeito pelos doentes que servimos e pelas suas famílias, é um esforço continuado. A presença de 21 comissões de humanização de hospitais de todo o país, e mais de 90 participantes confirmados, revela que os hospitais do SNS querem estar cada vez mais perto daqueles que cuidam”.

Leia também...

Utentes do Médio Tejo pedem “medidas extraordinárias e imediatas” para contratação de médicos

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) defendeu “medidas extraordinárias e imediatas” para a contratação de profissionais de saúde para os…

Federação de dadores de sangue apela à dádiva por reservas estarem em níveis preocupantes

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) apelou esta terça-feira, 19 de Janeiro, para a dádiva de sangue, alertando que diversos grupos…

FARPA assinala Dia Mundial da Saúde Mental

A FARPA, Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, realiza esta quinta-feira, 10 de Outubro, um encontro sobre “Dignidade nos Cuidados em Saúde…

Administradores hospitalares avisam que recusa às horas extra é “caminho perigoso”

Os administradores hospitalares manifestaram hoje preocupação com a crescente recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei,…