O Município de Torres Novas, através do Centro Humberto Delgado (CHUDE), em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) , a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), promove a 3.ª edição do encontro “Associativismo e Democracia”, este ano subordinado ao tema “Associativismo – veículo de participação ativa na comunidade”.
A iniciativa terá lugar no próximo dia 4 de julho, a partir das 15h30, na sede do CHUDE, no Boquilobo, e pretende promover a reflexão e o debate em torno do papel das associações locais enquanto espaços de participação cívica, inclusão social e fortalecimento dos laços comunitários. Em comunicado, o município refere que o principal destaque estará a forma como o movimento associativo pode contribuir para combater o isolamento social, particularmente junto das populações idosas ou em situação de maior vulnerabilidade.
Dirigido a dirigentes associativos, investigadores e demais interessados na temática, o encontro proporcionará momentos de partilha de experiências, discussão e participação ativa dos presentes.
O programa inicia-se com a sessão de abertura, que contará com representantes do Município de Torres Novas, da União de Freguesias de Alcorochel, Brogueira e Parceiros de Igreja, do Centro Cultural e Recreativo do Boquilobo, do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e do CIES-ISCTE.
Às 16h00 terá lugar a comunicação “Cantar em coro: expressividade e sociabilidade”, apresentada por Maria João Lima (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa / CIES-ISCTE), seguida de um comentário à obra numa perspetiva local pelo Choral Phydellius.
Pelas 16h30 decorrerá a mesa-redonda “Associativismo – veículo para a participação ativa”, moderada por representante do ISCTE/CIES, reunindo representantes das associações Cantares Vozes da Meia Via, Casa Recreativa e Cultural de Fungalvaz, Escola Viva Carreiro de Areia, Teatro Experimental de Riachos e Casa do Povo de Olaia.
O encerramento está previsto para as 18h30, no pátio do CHUDE, com um momento cultural protagonizado pelo grupo Cantares Vozes da Meia Via.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
