Portugal continental registou no final de Março um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema, segundo o último boletim climatológico do IPMA.

No fim de Março, 81,7% de Portugal continental estava em seca moderada, 15,9% em seca severa e 2,4% em seca fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes valores contrastam com a situação verificado no final de fevereiro, em que mais de 60% do território de Portugal continental estava em seca extrema e 29,3% em seca severa.

Segundo o IPMA, no final de Março grande parte do território está na classe de seca moderada, enquanto parte do interior Norte e litoral Sul apresentam seca severa.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA, indica que o mês de Março foi classificado como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso quanto à precipitação.

Segundo o IPMA, Março foi o 6.º mês mais chuvoso desde 2000, com o valor médio da quantidade de precipitação (102,5 milímetros) superior ao valor normal 1971-2000.

Durante o mês de Março, segundo o relatório, verificou-se a ocorrência de chuva em grande parte dos dias, salientando-se o dia 03 e de 09 a 12 nas regiões Norte e Centro e o período de 20 a 24 nas regiões Centro e Sul.

O instituto destaca que em alguns locais da região Sul o total de março é cerca de três vezes o valor médio.

O IPMA explica que no final de março registou-se um aumento de água no solo em quase todo o território, sendo mais significativo na região Sul.

“Na região do Nordeste Transmontano e Beira Alta a recuperação não foi significativa e mantêm-se os valores inferiores a 20%, com alguns locais dessas regiões a atingirem o ponto de emurchecimento permanente”, é sublinhado no relatório. Quanto às temperaturas, o valor médio da mínima do ar (7,43 graus Celsius) foi superior ao valor normal e o valor médio da máxima (16,32 graus) inferior ao normal.

O menor valor da temperatura mínima no continente foi registado no dia 07 em Alvega, distrito de Santarém, (-3,9 graus Celsius) e o maior valor da máxima (25,5 graus) em Monção (Viana do Castelo) em 24 de Março.

O prazo de candidatura é de 10 dias úteis, com início a 7 de Abril e fim a 21 de Abril.

Leia também...

Pedro Ribeiro proposto para o Comité das Regiões da União Europeia

Pedro Ribeiro, presidente da câmara municipal de Almeirim, foi proposto pelo Governo para integrar o Comité das Regiões da União Europeia, como membro efectivo,…

JYSK tem nova colecção de roupa de cama

Por vezes, a decoração do seu quarto precisa de uma lufada de ar fresco. A nova colecção de roupa de cama da JYSK é…

Dois homens e uma mulher detidos pela GNR por furto de catalisadores

Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, foram detidos pela GNR por furto de catalisadores, no…

Jornadas do Serviço de Cardiologia do HDS mais abrangentes

Com uma história de 28 anos, as jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que decorreram no passado sábado…