Foto de arquivo

Vinte e uma estradas do distrito de Santarém estão, parcial ou totalmente, obstruídas devido à chuva, informou hoje a Comissão Distrital de Proteção Civil, que tem activo o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Entre as vias afetadas estão a Estrada do Campo de Alqueidão, em Azambuja, e a Estrada do Campo, em Benavente.

Em Salvaterra de Magos, que é o concelho do distrito mais afetado pelas chuvas, registam-se obstruções na Rua Pinhal da casa, Rua dos Veríssimos, Rua da Felgueira, Estrada do Paul Marinhais e o cruzamento da Estrada Municipal 581. 

Em Coruche, o desvio junto à ponte da escusa, a estrada de Meias, Amieira e Rebolo, a EN 119 (junto à estrada da Amieira) e a Passagem Entre-Águas continuam submersas, assim como o Caminho Municipal Quinta da Broa – Golegã e Golegã – Azinhaga, no concelho da Golegã.

No Cartaxo, as intervenções concentram-se no Túnel do Setil, e em Torres Novas a Estrada Municipal (EM) 570 (Riachos) continua obstruída.

O município de Abrantes reporta problemas na Estação de Canoagem, em Alvega, e em Constância a estrada municipal Tramagal – Santa Margarida e cerca de 20% do parque de estacionamento municipal continuam inacessíveis.

No município de Vila Nova da Barquinha, o cais do Castelo de Almourol continua submerso.

Segundo a Proteção Civil, “prevê-se que os caudais lançados no Rio Tejo pelos seus afluentes se mantenham elevados nos próximos dias”, referindo ainda que é previsível “a subida dos caudais” do rio Sorraia e seus afluentes.

A Proteção Civil apelou à população para retirar equipamentos agrícolas, industriais e viaturas nas zonas inundáveis, salvaguardar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas inundáveis e para não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

O Plano Especial de Emergência ativado no dia 10 de março na sequência do mau tempo registado em Portugal continental, prevê um conjunto de ações de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo e a publicação de comunicados sobre a evolução da situação.

Leia também...

Lanternas flutuantes iluminam Tomar

Após uma interrupção de dois anos imposta pela pandemia, o Festival de Lanternas Flutuantes vai voltar a Tomar com a sua 2ª edição. Este…

Incêndios: Cerca de 60 concelhos em perigo máximo

Cerca de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém estão hoje em perigo máximo de…

Município da Chamusca inaugura o renovado campo de basket no Parque Municipal

No âmbito da iniciativa “Fit, Fun & Splash – Verão no Parque Municipal”, que reúne um conjunto de actividades diárias durante todo o mês…

Mação fala em “situação dramática” e avança com incentivos para fixar médicos

A Câmara de Mação quer atribuir incentivos de até 30 mil euros/ano para fixação de médicos de família, uma resposta à “situação dramática” que…