Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Tauromaquia em protesto por exclusão do plano de desconfinamento

Um protesto convocado pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai decorrer em Lisboa, na quinta-feira, contra a não permissão pelo Governo do retomar das…

Catedral e Museu Diocesano são bom exemplo de práticas de conservação

A directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, destaca as boas práticas de conservação da Catedral e Museu Diocesano…

Teatro Sá da Bandeira inicia ano com clássico de Gil Vicente para escolas

O Teatro Sá da Bandeira recebeu esta quinta-feira, dia 08 de Janeiro, as primeiras duas sessões de teatro do ano, dedicadas exclusivamente ao público…

FICOR assinalada em formato digital nas redes sociais

A Feira Internacional da Cortiça – FICOR que iria decorrer entre hoje e domingo, 31 de Maio, vai ser assinalada nas redes sociais do…