Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

“Filha da Mãe” em cena no Cineteatro da Chamusca

O Cineteatro da Chamusca recebe no próximo dia 20 de Julho, pelas 21h30, a comédia musical “Filha da Mãe”, interpretada por Paula Marcelo e…

Edifício Equuspolis recebe exposição de pintura Mariola Landowska

Vai ser inaugurada a exposição de pintura de Mariola Landowska, “Diálogo com a Arte Rupestre II”, no dia 23 de março, pelas 17h00, na…

Primeiro original português da Netflix está a ser gravado na aldeia de Glória do Ribatejo

Foto: Cláudio Marques // CreativeBox.pt A série “Glória”, um ‘thriller’ passado durante a Guerra Fria, com realização de Tiago Guedes, é o primeiro projecto…

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas regressa em formato digital

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas está de regresso, no próximo dia 22 de Maio, pelas 16h00, em versão online com transmissão…