Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Azambuja presente no 3º Fórum Ibérico do Tejo, em Toledo-Espanha

O Município de Azambuja está a participar no 3º Fórum Ibérico do Tejo, que decorre desde ontem na cidade de Toledo, em Espanha, organizado…

IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões em 42 restaurantes

O Município de Torres Novas organiza, entre os dias 19 e 28 de Novembro, o IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões, que decorrerá…

Banda de Música da A.D.R. “O Paraíso” comemora 37º aniversário

A Banda de Música da Associação de Desportos e Recreio “O Paraíso”, da Freguesia de Vale do Paraíso, Concelho de Azambuja, vai assinalar o…

FUGA apresenta nova música ‘Momento’, sobre a pandemia da covid-19

André Prista e Isaac Pimenta da Banda Fuga estreou recentemente o novo single ‘Momento’, uma música que retrata o momento actual que vivemos e…