Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Historiadores de Santarém participam no Congresso Internacional História, Identidade e Património da Polícia

Os historiadores Teresa Lopes Moreira, administradora do Jornal Correio do Ribatejo e José Raimundo Noras, filho do ex-presidente da Câmara Municipal de Santarém, participam…

Conservatório de Música apresenta III Edição dos ‘Performance Awards da American Academy of Ballet’

O Conservatório de Música de Santarém e a sua professora de Ballet, Sílvia Oliveira, no âmbito da parceria como representantes em Portugal da American…

Aberta consulta pública para inscrição da Festa dos Tabuleiros no Património Cultural Imaterial nacional

O anúncio da consulta pública para a inscrição da Festa dos Tabuleiros, de Tomar, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi publicado hoje…

Espectáculo para famílias no próximo sábado no Teatro Sá da Bandeira

“AH! AH! AH!” apresenta-se no Teatro Sá da Bandeira (TSB), no próximo sábado, dia 8 de Fevereiro, pelas 16h00, para trazer até às famílias…