Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Chamusca apresenta a Primeira Gala PIEF

A Chamusca vai receber, amanhã, dia 14 de Maio, a primeira gala do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), numa apresentação pública do…

Trabalho de pintor natural de Tomar reconhecido em concurso online de galeria nova-iorquina

Um quadro de um pintor português radicado no Canadá que retrata o meio rural e a agricultura em Portugal foi reconhecido num concurso de…

“Património e Clima” assinala Dia dos Monumentos e Sítios em Tomar

O Convento de Cristo, em Tomar, recebe hoje o encontro “Património e Clima”, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, numa sensibilização para…

Luís Represas actua a 17 de Outubro no Cine Teatro de Almeirim

O músico Luís Represas vai actuar no próximo dia 17 de Outubro, no Cine-Teatro de Almeirim. Luís Represas apresenta-se a solo e fará uma…