Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Daniel Sampaio promove palestra e apresenta livro em Alcanena

A Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, recebeu, no dia 16 de Maio de 2019, Daniel Sampaio, que promoveu uma palestra e…

Câmara de Rio Maior atribui mais de 120 mil euros às colectividades do concelho

O Cineteatro Municipal foi ontem, dia 11 de Maio, palco da Sessão de Assinatura dos contractos programa 2020/2021, para o associativismo do concelho de…

Constância assinala Dia Internacional dos Museus e os 25 Anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas

Com início hoje, dia 15, e até dia 19 de Maio, a dinamização de actividades comemorativas do Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que…

Sardoal integra rede cultural apoiada por fundos europeus

Os municípios de Sardoal, Castanheira de Pêra e Celorico da Beira integram uma rede de itinerância apoiada com 225 mil euros da União Europeia…