Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Autarquia de Torres Novas aprova voto de pesar a Pedro Barroso

A Câmara Municipal de Torres Novas, no distrito de Santarém, aprovou esta quarta-feira, 18 de Março, um voto de pesar pela morte do músico,…

Chamusca recebe ciclo de cinema sobre tauromaquia

O Cineteatro da Chamusca vai ser a grande sala de cinema sobre tauromaquia, nos dias 12 e 13 de Outubro, no evento “Alma do…

Dia da Tauromaquia está de regresso e realiza-se na Praça de Toiros da Moita

O Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia.…

Bons Sons comemoram 10.ª edição com manifesto sobre o festival e a aldeia de Cem Soldos

O festival Bons Sons, a comemorar dez edições realizadas em 13 anos, lançou esta segunda-feira, 11 de Março, um manifesto que define em dez…