Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Mesa está posta em Almeirim até domingo para mais um Festival da Sopa da Pedra

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim, que acontece até domingo, 02 de Setembro, registou ontem uma autêntica enchente, com mais de 10…

Feira de Maio terá seis dias de festa em Azambuja

A tradicional Feira de Maio de Azambuja vai contar este ano com um dia extra e irá decorrer durante seis dias, entre 25 e…

Presidentes da República na antiga Cadeia de Constância

A Antiga Cadeia de Constância, localizada na Praça Alexandre Herculano, no Centro Histórico da vila, recebe, de 01 a 31 de Agosto, uma exposição…

Orquestra Académica da Universidade de Lisboa dá concerto solidário este sábado em Santarém

“Sons do Cinema” é o tema do Concerto que a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa dará este sábado, 27 de Janeiro, pelas 17h00,…