Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Materiais Diversos com apoio para alargar programação a públicos com deficiência

A associação Materiais Diversos (MD) vai ser apoiada em 2021 pelo programa Arte Sem Limites – Acessibilidade à oferta artística, contando com financiamento para…

Património arqueológico de Santarém é uma janela para o passado (Video)

Santarém é uma jóia patrimonial e arquitectónica que oferece uma fonte rica de conhecimento sobre a História da região e do país. Esta semana,…

“Bodas de Fígaro”, de Mozart, encerra festival ZêzereArts

“As Bodas de Fígaro”, de Mozart, encerram o Festival ZêzereArts, em Ferreira do Zêzere, com duas apresentações no Cine-Teatro Ivone Silva, onde a organização…

Feira do Livro Usado na rua para ajudar a recuperar coro de igreja

Uma Feira do Livro Usado vai decorrer no sábado de manhã ao ar livre, no centro do Cartaxo, no âmbito da campanha de angariação…