Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Exposição de artes plásticas abre comemorações dos 105 anos de Alcanena

A inauguração da ALC’ARTE – Exposição Anual dos Artistas Plásticos do Concelho de Alcanena, no sábado, às 16h00, abre o programa das comemorações dos…

Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória de 18 a 22 de agosto em Glória do Ribatejo

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 18 a 22 de agosto em Glória do Ribatejo e incluem concertos, fogo…

Diocese de Santarém lançou livro sobre a Catedral e o Museu Diocesano

A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos…

João Feneja lança novo single nas plataformas digitais

O escalabitano João Feneja está volta às lides musicais um mês e meio depois de ter estreado o seu primeiro videoclip, “Capital do Império”.…