Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Martinho Vicente Rodrigues lança livro sobre vida e obra de José Saldanha Oliveira e Sousa

O livro “Vida e Obra de José Saldanha Oliveira e Sousa – Director da Casa da Moeda e Papel Selado nos finais do século…

Colecção Figueiredo Ribeiro de Abrantes a partir de Outubro na residência oficial do primeiro-ministro

O primeiro-ministro, António Costa, disse que a próxima edição da “Arte em São Bento”, iniciativa que visa tornar a residência oficial num “espaço de…

“Contos de Gin Tónico” este sábado no Teatro Taborda

O Veto Teatro Oficina apresenta sábado à noite, no Teatro Taborda, em Santarém, o espectáculo “Contos de Gin Tónico”, inicialmente criado em homenagem ao…

Festas da Boa Viagem avançam como “momento de união” em Constância

As Festas do Concelho e em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem regressam a Constância de 03 a 06 de Abril, assinalando 40…