Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.

Com mais de 80 mil entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.

“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre Outubro de 1671 e Abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 – 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.

Leia também...

Festival “Celestino Graça” aposta na diversidade

No seu novo formato, implementado com o regresso ao espaço da Casa do Campino, o Festival “Celestino Graça” apostou na diversidade cultural, interagindo na…

FOS 2022 quer abraçar todas as artes à volta da música

O Festival do Órgão de Santarém regressa às sete igrejas da cidade que possuem o instrumento, entre 19 e 27 de Novembro para a…

Adolfo Luxúria Canibal traz “Estilhaços de Escuridão” ao Teatro Virgínia

No dia 17 de Janeiro (sábado), às 21h30, o Teatro Virgínia recebe “Estilhaços de Escuridão”, um espetáculo de música e spoken word protagonizado por…

Santuário de Fátima assinala 2021 como “o ano do regresso tímido” dos peregrinos

O Santuário de Fátima considerou hoje que “2021 foi o ano do regresso tímido, mas consistente, dos peregrinos às celebrações” na Cova da Iria,…