Cinco pessoas foram detidas na terça-feira, no âmbito de uma investigação por branqueamento de capitais relacionado com roubos a instituições bancárias, anunciou hoje o Ministério Público.

De acordo com um comunicado publicado na página da Internet da Procuradoria-Geral de Évora, os detidos são suspeitos de receber e movimentar quantias monetárias provenientes de assaltos a bancos, com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos fundos.

De acordo com a nota, as verbas eram transferidas através de agências de pagamento e de câmbio, sendo posteriormente enviadas para contas no estrangeiro.

“Tais quantias eram, então, movimentadas pelos arguidos, que conheciam a sua proveniência ilícita, através de transferências em agências de pagamento e de câmbio, em montantes cujo valor não fosse detetado e gerasse alerta por parte das entidades financeiras e bancárias. Deste modo, o dinheiro era transferido para contas sediadas no estrangeiro, dissimulando a respetiva origem”, lê-se no comunicado.

Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Santarém, tendo quatro deles ficado sujeitos à medida de coação de obrigação de apresentação periódica no posto policial da área da residência e proibição de se ausentarem do território nacional.

Uma quinta arguida ficou sujeita a termo de identidade e residência.

Na nota é ainda referido que a investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Santarém, com a coadjuvação da Polícia Judiciária. 

Leia também...
Foto de arquivo

Câmara do Cartaxo cede terreno para construção de habitação

A Câmara do Cartaxo cedeu um terreno na Quinta das Pratas para…

Alcanena destaca fim do saneamento e redução da dívida

A presidente da Câmara de Alcanena realçou ontem, dia 15 de Outubro,…

Obras no valor de mais de meio milhão de euros nos diques de Valada já arrancaram

As obras de reabilitação dos diques de Valada arrancaram na segunda-feira, 23…

NERSANT e Associações Empresariais do Alentejo lançam Barómetro INOVA 2.0 para avaliação regional da inovação empresarial

A Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT), lançou recentemente o Barómetro…