Foto de Município de Tomar

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, foi palco do espetáculo teatral “Mulheres à solta no Paraíso”, no passado dia 5 de Junho.

Inserida na 7.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários – Tomar, a iniciativa foi apresentada pelas alunas do curso profissional de Intérprete, Ator, Atriz com a participação da Companhia de Teatro Templários.

A peça retrata 11 mulheres que se encontram à volta de um círculo para homenagear uma companheira, morta de modo brutal e covarde. Esperam por respostas e vão contando histórias – em jeito de recordação, desabafo ou protesto – de coisas da sua vida.

É Catarina Eufémia quem quebra o gelo, abrindo caminho a outras, menos afoitas: Frida Kahlo, Marie Curie, Amy Winehouse, Inês de Castro, Harriet Tubman, Marilyn Monroe, Joana d’Arc, Diana de Gales, Ângela Tamagnini e Anne Frank. Vêm de vários lugares do mundo e do tempo para nos lembrarem, à sua maneira, do muito que se fez e do que ainda está por fazer no que toca aos direitos das mulheres.

Segundo organização o projeto “mulheres Anónimas começou como um jogo de improvisação interativa, uma espécie de teatro-terapia, capaz de nos pôr a todos a falar sobre descriminação, igualdade de género, preconceito ou racismo na primeira pessoa”.

Leia também...

“Pobreza não é só a falta de pão, é a falta de justiça e de dignidade”

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém acolheu esta quarta-feira, 10 de Setembro, a sessão pública de apresentação da…

Campanha de apoio ao comércio local teve impacto de 324.000 euros em Tomar

A Câmara de Tomar anunciou que a campanha de Natal para apoiar o comércio local, na qual investiu 100.000 euros, teve um impacto directo…

Solução única em Alcochete ou Vendas Novas a mais favorável

A Comissão Técnica Independente (CTI) considera a solução única para o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete ou Vendas Novas, a mais “favorável em…

Comboio de Natal de Rio Maior incendiado na madrugada de hoje

O comboio de Natal contratado pela Câmara de Rio Maior, distrito de Santarém, foi vandalizado hoje de madrugada, tendo a GNR identificado uma pessoa…