Foto de Município de Tomar

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, foi palco do espetáculo teatral “Mulheres à solta no Paraíso”, no passado dia 5 de Junho.

Inserida na 7.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários – Tomar, a iniciativa foi apresentada pelas alunas do curso profissional de Intérprete, Ator, Atriz com a participação da Companhia de Teatro Templários.

A peça retrata 11 mulheres que se encontram à volta de um círculo para homenagear uma companheira, morta de modo brutal e covarde. Esperam por respostas e vão contando histórias – em jeito de recordação, desabafo ou protesto – de coisas da sua vida.

É Catarina Eufémia quem quebra o gelo, abrindo caminho a outras, menos afoitas: Frida Kahlo, Marie Curie, Amy Winehouse, Inês de Castro, Harriet Tubman, Marilyn Monroe, Joana d’Arc, Diana de Gales, Ângela Tamagnini e Anne Frank. Vêm de vários lugares do mundo e do tempo para nos lembrarem, à sua maneira, do muito que se fez e do que ainda está por fazer no que toca aos direitos das mulheres.

Segundo organização o projeto “mulheres Anónimas começou como um jogo de improvisação interativa, uma espécie de teatro-terapia, capaz de nos pôr a todos a falar sobre descriminação, igualdade de género, preconceito ou racismo na primeira pessoa”.

Leia também...

Ex-administradores do BES querem provar não haver matéria para multas de 2,8 ME

Os ex-administradores do BES que recorreram de coimas de 2,8 milhões de euros aplicadas em Janeiro pela CMVM, no âmbito do aumento de capital…

Ambientalistas pedem “penalização exemplar” para responsáveis por crimes ambientais

Organizações não-governamentais do ambiente (ONGA) pediram hoje ao Governo uma “penalização exemplar” para as empresas e os indivíduos responsáveis por crimes ambientais e contra…

Militar da GNR morre em despiste de motociclo na Chamusca

Um militar da GNR que estava fora de serviço morreu no sábado à noite num despiste de motociclo numa estrada em Murta, concelho da…

Câmara de Santarém rejeita delegação de competências na área da Saúde

A Câmara de Santarém rejeitou esta segunda-feira, 21 de Março, a transferência de competências na área da Saúde, alegando o envio de mapas desactualizados…