O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) é palco sábado (dia 14), pelas 18h00, no foyer daquele teatro, da inauguração de uma exposição e de um recital de poesia.
“Contar um sonho é proibido”, mas pintá-lo não é o tema da exposição da artista Elsa Wellenkamp. Durante a inauguraçãohaverá lugar a um recital de poesia com os poetas Luís Filipe Sarmento, D.H. Machado, Alberto Pereira, Rita Tormenta, Elisa Scarpa, entre outros.
“O que a pintura de Elsa Wellenkamp nos quer dizer, não pode chegar de um modo completo aos olhos e ouvidos dos profanos. Em vão eles lá podem entrar pois ficam presos às Cidades do Belo sem sabedoria que os instrua o suficiente para o olhar.
A sua pintura é também transubstituição – a substância da materialidade através dos ritos cromáticos transforma-se em mysterium – ponte do real para o transcendente, pois substituindo ao coração do homem, ele prepara-se para o Amor”, refere Maria Azenha.
Também no dia 14, às 21h30, no Cine-Teatro de Almeirim, os alunos da Academia de Teatro do Círculo e actores do Veto Teatro Oficina apresentam a peça “Quem és tu?… Alice”, adaptação e direcção de Fernanda Narciso e João Madeira, estreada em Outubro de 2022.
Também no sábado, há mesma hora (21h30), o Convento de S. Francisco, em Santarém, será palco do 22.º Encontro Internacional dos Jogos Tradicionais, no qual a Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano apresentará ‘Dançar com… A Liberdade’ com os bailarinos convidados Cátia Antunes, Carolina Oliveira, Maria Inácio, Mafalda Murta, Encarnação Noronha e Rafael Pinto, e alunos da academia numa criação coreográfica de Encarnação Noronha e Mafalda Murta, e coordenação de Vítor Murta e apoio técnico (luz e som) de TURBOSOM.