A Comissão de Luta Anti-Poluicão do Alviela (CLAPA) denunciou a ocorrência, no passado dia 4 de Setembro, de um novo episódio de poluição atmosférica entre as povoações de Vaqueiros e Pernes, freguesias do concelho de Santarém.

Em comunicado, a CLAPA denuncia ainda a “possibilidade de mais uma descarga de efluente das pecuárias intensivas localizadas junto ao rio Alviela”, acrescentando que a poluição atmosférica sentida no passado sábado se fez sentir “em diversos locais da freguesia de Pernes, num raio de acção de cerca de 2 km, abrangendo toda a zona ribeirinha, o espaço central, desde as zonas mais altas até ao Alto da Chainça, que entronca com a estrada que vai para Arneiro das Milhariças”.

Segundo a associação de defesa ambiental, o cheiro “invadiu as habitações e incomodou sobremaneira as pessoas que ali residem”, afirmando mesmo que este novo episódio “evidência as propostas que a CLAPA defende para que o problema da poluição termine de vez”.

“Estas agro-pecuárias que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas e destrói toda a biodiversidade do corredor do Alviela devem provar através de um novo estudo de impacto ambiental que não provocam quaisquer danos para o rio Alviela e a saúde pública das populações!”, lê-se na mesma nota.

A CLAPA avançou com uma reclamação sobre este problema junto de diversos organismos responsáveis pela efectiva protecção do rio Alviela e apela às populações residentes junto ao Alviela para que “intensifiquem as acções de observação da água, do ar e dos solos”.

Foto ilustrativa

Leia também...

Câmara de Santarém instala 150 “caixas-ninhos” no concelho

A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e georreferenciadas, em diversos locais públicos e nos Agrupamentos de Escola do concelho.…

Câmara de Tomar pede ao ministro do Ambiente que actue em defesa do Nabão

A Câmara de Tomar pediu hoje, numa missiva endereçada ao ministro do Ambiente, que “as entidades competentes actuem, a Lei seja cumprida e os…

Abrantes alarga abastecimento de água a 70% da população a partir de Castelo do Bode

Mais de 70% da população do concelho de Abrantes passou a ser abastecida de água a partir da albufeira de Castelo do Bode, um…

Mês da enguia promove água da rede pública

A Águas do Ribatejo associou-se à 23ª edição do Mês da Enguia promovendo a sensibilização para o consumo da água da rede. Nas mesas…