A Comissão de Luta Anti-Poluicão do Alviela (CLAPA) denunciou a ocorrência, no passado dia 4 de Setembro, de um novo episódio de poluição atmosférica entre as povoações de Vaqueiros e Pernes, freguesias do concelho de Santarém.

Em comunicado, a CLAPA denuncia ainda a “possibilidade de mais uma descarga de efluente das pecuárias intensivas localizadas junto ao rio Alviela”, acrescentando que a poluição atmosférica sentida no passado sábado se fez sentir “em diversos locais da freguesia de Pernes, num raio de acção de cerca de 2 km, abrangendo toda a zona ribeirinha, o espaço central, desde as zonas mais altas até ao Alto da Chainça, que entronca com a estrada que vai para Arneiro das Milhariças”.

Segundo a associação de defesa ambiental, o cheiro “invadiu as habitações e incomodou sobremaneira as pessoas que ali residem”, afirmando mesmo que este novo episódio “evidência as propostas que a CLAPA defende para que o problema da poluição termine de vez”.

“Estas agro-pecuárias que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas e destrói toda a biodiversidade do corredor do Alviela devem provar através de um novo estudo de impacto ambiental que não provocam quaisquer danos para o rio Alviela e a saúde pública das populações!”, lê-se na mesma nota.

A CLAPA avançou com uma reclamação sobre este problema junto de diversos organismos responsáveis pela efectiva protecção do rio Alviela e apela às populações residentes junto ao Alviela para que “intensifiquem as acções de observação da água, do ar e dos solos”.

Foto ilustrativa

Leia também...

Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos

A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da…

Bloquistas preocupados com impactos de parque solar com 514 hectares em Santarém e Cartaxo

O BE questionou o Governo sobre o projecto de produção de energia…

Cartaxo suspende autorizações para queimadas

Em nota enviada, o Município do Cartaxo comunica que serão suspensos todos…
Foto de Arquivo

Fabrióleo afirma que não foi ouvida nem notificada da decisão que a multou em 400 mil euros

 A Fabrióleo disse que não foi ainda notificada da decisão da Agência…