A Comissão de Luta Anti-Poluicão do Alviela (CLAPA) denunciou a ocorrência, no passado dia 4 de Setembro, de um novo episódio de poluição atmosférica entre as povoações de Vaqueiros e Pernes, freguesias do concelho de Santarém.

Em comunicado, a CLAPA denuncia ainda a “possibilidade de mais uma descarga de efluente das pecuárias intensivas localizadas junto ao rio Alviela”, acrescentando que a poluição atmosférica sentida no passado sábado se fez sentir “em diversos locais da freguesia de Pernes, num raio de acção de cerca de 2 km, abrangendo toda a zona ribeirinha, o espaço central, desde as zonas mais altas até ao Alto da Chainça, que entronca com a estrada que vai para Arneiro das Milhariças”.

Segundo a associação de defesa ambiental, o cheiro “invadiu as habitações e incomodou sobremaneira as pessoas que ali residem”, afirmando mesmo que este novo episódio “evidência as propostas que a CLAPA defende para que o problema da poluição termine de vez”.

“Estas agro-pecuárias que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas e destrói toda a biodiversidade do corredor do Alviela devem provar através de um novo estudo de impacto ambiental que não provocam quaisquer danos para o rio Alviela e a saúde pública das populações!”, lê-se na mesma nota.

A CLAPA avançou com uma reclamação sobre este problema junto de diversos organismos responsáveis pela efectiva protecção do rio Alviela e apela às populações residentes junto ao Alviela para que “intensifiquem as acções de observação da água, do ar e dos solos”.

Foto ilustrativa

Leia também...

“Noite dos Morcegos” alerta para a importância e preservação destas espécies (c/vídeo)

A “Noite dos Morcegos” é uma actividade que permite observar em directo a comunidade de morcegos cavernícolas que, entre Abril e Setembro, mora no complexo de grutas que circunda a nascente do rio Alviela.

Limpeza obriga a corte de água em Coruche e Salvaterra de Magos

A Águas do Ribatejo (AR) vai proceder a cortes no abastecimento de…

Câmara de Santarém instala 44 oleões no concelho

A Câmara Municipal de Santarém começou esta terça-feira, 19 de Outubro, a…

Renova não pode impedir acesso à nascente do Almonda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou que a Renova “não poderá…