O governo lançou recentemente o programa “Reativar Desporto”, que dá acesso aos clubes a uma linha de crédito de 30 milhões de euros a fundo perdido com o objectivo de apoiar no regresso da actividade desportiva.
As candidaturas a este programa já se encontram abertas e cada clube pode receber até um valor máximo de 50 euros a fundo perdido por cada praticante desportivo inscrito na temporada 2018/2019.
Para esclarecer dúvidas em relação ao processo de candidaturas a este fundo, a Associação de Futebol de Santarém (AFS) reuniu-se na terça-feira, 27 de Julho, com 30 clubes filiados da região
A sessão, que decorreu através da plataforma zoom, contou a presença de Pedro Dias e Rui Manhoso, da direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Branco, técnico da direcção regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o presidente da direcção da AFS, Francisco Jerónimo, e Jorge Dias, da direcção da AFS.
Na reunião, Francisco Jerónimo destacou a importância deste programa para compensar dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. Também José Branco reforçou que o ‘Reativar Desporto’ vai permitir um encaixe que poderá fazer a diferença nas contas da nova época desportiva dos clubes.
“Os dirigentes dos clubes têm tido uma resiliência tão grande que não será por este abanão que lhes deitarão abaixo”, afirmou o representante do IPDJ e do Plano Nacional de Ética Desportiva.
A FPF disponibilizou um guia e um simulador, e a AFS, para além de toda a informação que já facultou desde a abertura das candidaturas, reforçou a sua disponibilidade para apoiar mais uma vez os seus clubes.