Equipa de Animação Sociocultural do Campus de Saúde MVFX e Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria

A segunda colheita de sangue no Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira (MVFX), organizada em parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria e Instituto Português do Sangue e da Transplantação, no passado dia 18 de Outubro  constituiu “mais uma demonstração de compromisso, solidariedade e dedicação à vida”, sublinha a Misericórdia em comunicado.

“A presença de cada dador representa uma oportunidade de salvar vidas e que um novo dador é um passo importante na construção de uma rede de solidariedade, que se pretende duradoura”, destacou Armando Jorge de Carvalho, provedor da MVFX em visita à sessão.

Da esquerda para a direita: Nuno Caroça (Presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria); Armando Jorge de Carvalho (Provedor MVFX); Cristina Oliveira (Dir. Técnica do Campus de Saúde MVFX) e Marco de Sousa Nunes (Dir. Executivo MVFX).

A Diretora Técnica do Campus de Saúde MVFX e dadora nesta colheita, Cristina Oliveira, considerou que as colheitas de sangue “são mais do que atos de cidadania e responsabilidade”.

“De cada vez que promovemos estas dádivas, e comparecemos para dar sangue, lembramos a quem nos rodeia da importância de cuidar do próximo. Os resultados inspiram-nos e validam o esforço de promover estas ações no Campus de Saúde, tornando-o cada vez mais um ponto de encontro de solidariedade incondicional”, destacou.

Cristina Oliveira (Dir. Técnica do Campus de Saúde MVFX)

De acordo com a Instituição, a presente colheita contou com a inscrição de 32 dadores, 7 dos quais novos dadores, e resultou na obtenção de 29 unidades de sangue válidas.

Segundo Nuno Caroça, Presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria, a parceria entre a Associação de Dadores de Sangue e a Misericórdia de Vila Franca de Xira “assegurou uma excelente adesão à colheita de sangue, solidificando o desenvolvimento de novas ações no futuro”, afirmou.

“Temos o sentimento de dever cumprido. A continuidade destas ações é fundamental. O nosso agradecimento a todos os dadores, homens e mulheres presentes que com o seu gesto altruísta contribuíram para salvar muitas vidas humanas”, reconheceu.

Instalações da Colheita de Sangue

Leia também...

Presidente da CIM Médio Tejo “muito preocupado” com fecho de urgência pediátrica

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, mostrou-se hoje “muito preocupado” com o fecho da urgência pediátrica do Hospital…

Ministério da Saúde admite contratar médicos no estrangeiro

O Ministério da Saúde admitiu hoje contratar médicos estrangeiros, uma possibilidade que será avaliada conforme os resultados dos concursos e do recrutamento de especialistas pelas próprias…

Utentes do Médio Tejo dizem que não divulgação das urgências fechadas é retrocesso na saúde

Os utentes do Médio Tejo afirmaram hoje que a não divulgação dos mapas das urgências encerradas é um retrocesso na saúde porque a população “deixa de saber…

HDS participa em processo de colheita de órgãos que dá origem a quatro transplantes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) participou no passado mês de Novembro em mais um processo de colheita de órgãos, o qual não só…