O comboio de Natal contratado pela Câmara de Rio Maior, distrito de Santarém, foi vandalizado hoje de madrugada, tendo a GNR identificado uma pessoa que ateou fogo à máquina, disse à agência Lusa a presidente do município.

Isaura Morais lamentou o ato “premeditado” de alguém, com menos de 30 anos, que arrastou toldos dos carrosséis para fazer combustão junto à máquina do comboio, tendo as chamas atingido ainda parte da primeira carruagem.

A autarca adiantou à Lusa que a GNR conseguiu apanhar um dos indivíduos, suspeitando da existência de um cúmplice.

Na ocorrência, registada cerca da 01:00 e que chamou a atenção pelas chamas, os suspeitos terão ainda circulado com uma viatura por cima da relva do jardim.

O comboio, que liga a cidade de Rio Maior às salinas, estava estacionado em frente ao Jardim Municipal, tendo este sido o primeiro ano em que o município disponibilizou este meio de transporte nesta época natalícia, referiu.

A autarca lamentou que a população, que tinha aderido “com entusiasmo”, sobretudo as famílias, se veja agora privada do comboio de Natal.

Na sua página nas redes sociais, Isaura Morais declarou-se “desiludida e triste com o civismo e espírito natalício desta… gente”, num comentário que mereceu a solidariedade do presidente da Câmara do Cartaxo.

Pedro Magalhães Ribeiro lembra que também a cidade do Cartaxo foi alvo de actos de vandalismo, tendo o vidro do elevador do parque central sido partido à pedrada, dias depois de uma tentativa de incêndio da “casa do Pai Natal”, que só não foi concretizada graças à intervenção do segurança.

“Não vale a pena atirarmos pedras às forças policiais…estes assuntos ligados ao vandalismo daquilo que é de todos passa, também, pela educação que estamos a dar aos nossos filhos. Lamentável!”, escreveu o autarca.

Um homem com cerca de 30 anos de idade foi detido pela GNR de Rio Maior, em flagrante delito, por ser suspeito de ter ateado o fogo ao Comboio Turístico de Natal.

Foto: C. M. Rio Maior

Leia também...

Santarém celebra 876 da conquista de Dom Afonso Henriques aos mouros

A Câmara Municipal de Santarém assinalou os 876 anos a conquista de Santarém aos mouros por D. Afonso Henriques, na terça-feira, 15 de Março,…

Rede social de Santarém avalia necessidades de sem-abrigo e aguarda aprovação de projecto

Equipas da rede social de Santarém estão a avaliar as necessidades das 24 pessoas identificadas em situação de sem-abrigo no concelho, aguardando o município…

“Corrida pela Investigação” leva centenas de pessoas ao Centro Histórico de Santarém

As ruas do Centro Histórico de Santarém e vários monumentos emblemáticos da Cidade, receberam no sábado, dia 18 de Maio, cerca de três centenas…

Distrito de Santarém sob aviso amarelo devido a chuva, granizo e trovoadas

O distrito de Santarém vai estar a partir das 12h00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros,…