A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) vai assinalar os 130 anos do nascimento de Maria Lamas (6 de outubro de 1893), no dia 7 de outubro, com a apresentação do livro «Mulheres do Meu País – Século XXI» e o debate «As mulheres e a literatura».

As comemorações têm início às 17 horas com a apresentação de «Mulheres do Meu País – Século XXI», de Cidália Vargas Pecegueiro, com fotografias de M. Margarida Pereira-Müller, livro inspirado na obra homónima de Maria Lamas, publicada entre 1948 e 1950. Nesta obra são 31 as mulheres retratadas que representam, na atualidade, a diversidade de mulheres portuguesas no século XXI.

Nota ainda para o debate «As mulheres e a literatura», às 17h30, com as escritoras Dulce Maria Cardoso e Filipa Martins, e moderação da jornalista Isabel Lucas.

Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas nasceu no dia 6 de outubro de 1893 em Torres Novas. Inquieta e insubmissa, foi uma das mulheres marcantes do séc. XX português. Os seus princípios éticos e os valores humanistas que a nortearam são universais e constantes nas geografias do mundo. Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas não esperava. Entrava em ação e punha os projetos em andamento: organizou exposições, colaborou e tomou a direção de periódicos, participou em muitas organizações, movimentos políticos e associativos. Foi presa três vezes pela PIDE, esteve exilada no Funchal e em Paris, onde assistiu, entusiasticamente, às manifestações de maio de 68.

No final da década de 40 do séc. XX, Maria Lamas publicava «As Mulheres do Meu País», um retrato da condição feminina em Portugal, imagem despudorada de um Portugal esquecido, momento político de afirmação das mulheres como pilares não só da família, mas também da economia do país.

Leia também...

CIM da Leziria apoia proTEJO na implementação de caudais ecológicos no rio

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está solidária com as reivindicações do proTEJO sobre a implementação de caudais ecológicos, mas não acompanha…

Trio de Damas sobe ao palco do Cine-Teatro Paraíso para concerto de Ano Novo

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, vai receber a 13 de Janeiro, pelas 19h15, o concerto de Ano Novo do Trio de Damas com Jill…

Filme de Chico Noras premiado no Reino Unido

O novo filme “Maria José Maria” do realizador escalabitano Chico Noras foi distinguido, a 28 de Julho, com os prémios “Best Short Film” e “Best…

Santarém aprova segundo programa para ajudar famílias a regularizar dívidas de arrendamento

A Câmara de Santarém aprovou o II Programa Excecional de Redução do Endividamento (PEREMS II), destinado a apoiar as famílias arrendatárias e ex-arrendatárias na…