O Festival de Órgão de Santarém –  FÓS 2023  está de regresso  à cidade de 24 de novembro a 3 de dezembro para a sua quinta edição e pronto para celebrar o vasto património organístico com variados eventos.

O concerto de abertura da festa da música do órgão histórico tem lugar na Catedral de Santarém, já esta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 21h30, protagonizado pelo compositor e performer audiovisual, Federico Dinis e o Ensemble Vocal Moços do Coro, sob direção musical de Nuno Miguel de Almeida.

O Concerto Liberdade “Tangedores de Paisagens”, combinará elementos sonoros e visuais para criar uma experiência única. A performance visual e sonora de Frederico Dinis interligará o repertório com a efeméride, inspirando-se nas primeiras experiências eletrónicas dos anos 60/70.

Frederico Dinis é compositor e performer audiovisual e investigador das “media arts”, que procura representar um espaço-tempo figurativo combinando narrativas sonoras e visuais com espaços inusitados. As suas sonoridades são híbridas e incorporam um conjunto de influências, nomeadamente ambient, drone, soundscape, soft noise e eletrónica minimal. Os seus visuais deslocam-se entre passado e o presente, comunidade e indivíduo, procurando despertar emoções e sensações ambíguas, através de uma representação figurativa da memória.

‘Free Organ Day’ dá a conhecer os seis espaços e órgãos do FÓS

No sábado, dia 25 de novembro, a iniciativa  ‘Free Organ Day’, vai dar ao público a oportunidade de conhecer, através de um percurso, as igrejas e os órgãos históricos do Festival, em seis distintos momentos: Catedral de Santarém (10h00); Igreja de Marvila (11h00); Igreja da Misericórdia (12h00); Igreja de Alcáçova (15h30); Igreja da Piedade (16h30) e Igreja de S. Nicolau (17h30). Trata-se de uma experiência dinamizada pelos alunos e professores de órgão do Conservatório de Música de Santarém.

Masterclass informal para organistas e amantes de música

A Igreja de Marvila, acolhe no sábado, 25 de novembro, às 14h00, o organista húngaro András Gábor Virágh, para uma masterclass para organistas e para os amantes da música.

Com o propósito de contribuir para a fixação de know-how musical, técnico e performativo junto da comunidade local, esta é uma ação dedicada ao órgão histórico na perspetiva do organista András Gábor Virágh, compositor húngaro e um dos organistas mais solicitados da sua geração. Especialista em improvisação para órgão e docente na Academia de Música Liszt de Budapeste, esta masterclass tem como objetivo partilhar conhecimentos e experiências de alta performance.

Organista húngaro András Gábor Virágh, estátua viva e filme sensorial animam primeiro Concerto Master

O primeiro Concerto Master ‘Solo Virágh’ é um dos muitos pontos altos do FÓS. Dia 25 de novembro, às 21h30, na Igreja de Marvila, o concerto para órgão solo vai ter a presença de várias áreas artísticas onde o protagonista será o húngaro András Gábor Virágh, com um inesgotável talento para a improvisação no órgão, numa colaboração com a Embaixada da Hungria em Lisboa. A acompanhar András Gábor Virágh nesta 5ª edição do FÓS vai estar uma Estátua Viva pelos Quideia Animações e um filme sensorial do cineasta scalabitano Virgílio Torres pelo Cineclube de Santarém.

Regularmente presente em vários países da Europa, no Reino Unido, em Israel e nos EUA, András Gábor Virágh foi organista titular da Basílica de Santo Estêvão, em Budapeste. Premiado nacional e internacionalmente como organista e compositor, conta com várias obras executadas e publicadas por várias editoras, tendo sido em 2022 galardoado com o Prémio Bartók-Pásztory, o mais alto galardão musical da Hungria.

O FÓS 2023 é organizado pelo Município Scalabitano em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia da cidade.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…