A requalificação do Itinerário Complementar (IC) 2 nos concelhos de Rio Maior e Alcobaça, num investimento de 8,4 milhões de euros, foi dada como concluída na segunda-feira, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

A obra destina-se a melhorar a fluidez do tráfego e a reforçar “as condições de segurança rodoviária dos milhares de automobilistas que diariamente utilizam o IC2 nas suas deslocações”, informou a IP em comunicado.

A empreitada de beneficiação incidiu num troço com cerca de 20,3 quilómetros de extensão, entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior (distrito de Santarém), e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça (distrito de Leiria).

A intervenção envolveu a reabilitação integral do pavimento e a modelação do ambiente rodoviário ao longo do troço, bem como a criação de cinco novas rotundas que facilitam as acessibilidades à rede viária local, refere o comunicado.

A obra compreendeu também a adequação e melhoria da sinalização de código e de orientação, e o reforço do sistema de drenagem.

De acordo com a IP, “no desenvolvimento da obra foi implementada uma solução inovadora e sustentável de reabilitação funcional do pavimento, através da incorporação de material de obra reciclado proveniente das lajes retiradas, integrando-o na camada subjacente às camadas em misturas betuminosas, e da sua reutilização em outras estruturas de pavimentação”.

Já os resíduos não aproveitados das lajes “seguiram um processo de certificação de forma a contribuir para a circularidade na construção”.

A obra foi iniciada em janeiro de 2022, depois de vários anos a ser reclamada em protestos organizados pelo Movimento Marcha Lenta no IC2 e apoiados pelas autarquias de Alcobaça e Rio Maior.

A IP deliberou em outubro de 2015 lançar o procedimento pré-contratual necessário à contratação da empreitada, o que não se verificou.

O lançamento do concurso voltou a estar previsto até ao final de 2018, com previsão do início da empreitada no segundo semestre de 2019.

Em fevereiro de 2019, a IP anunciou para esse mesmo mês o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do IC2/EN1, o qual voltou a ser adiado até outubro de 2020, quando finalmente se verificou a publicação.

Leia também...

Golegã dinamiza actividade “Vamos fazer pão à moda do antigamente”

Dando continuidade à programação do projeto “Sábados Canguru” do Serviço de Educação…

PSD questiona Governo sobre requalificação da EN 238 em Ferreira do Zêzere

O PSD defendeu hoje uma “requalificação profunda”, com urgência, da Estrada Nacional…

Homem de 27 anos detido por violência doméstica

Duas armas de airsoft apreendidas.

Festa do Bolo Frito em Valverde marcado para o dia 8 de Dezembro

A Festa do Bolo Frito está de regresso a Valverde, na localidade…