Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe, no dia 25 de Maio a partir das 10h30, a conferência «A importância da Biodiversidade» com Jorge Paiva, numa iniciativa de entrada livre direcionada à comunidade escolar e ao público em geral.

Jorge Paiva nasceu a 17 de Setembro de 1933, em Cambondo, Angola. É biólogo, botânico, taxonomista, professor universitário e escritor. Licenciou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Biologia na Universidade de Vigo.

É considerado um dos mais conceituados botânicos da actualidade, ecologista reconhecido na defesa da floresta e biodiversidade autóctones. Para além disso é um dos mais respeitados comunicadores de ciência nacionais, nomeadamente na importância da educação ambiental e na proteção dos ecossistemas, onde realizou centenas de ações de sensibilização com alunos e professores.

Realizou diversas explorações botânicas por Portugal, África, Brasil, Macaronésia e Espanha, onde foi possível identificar e classificar 140 novas espécies de plantas com ênfase na família Polygalaceae. Publicou mais de cinco centenas de trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia e ambiente. O seu nome foi usado nas seguintes espécies: Uvaria paivana, Argyreia paivae, Hyacinthoides paivae, Hemidactylus paivae.

Venceu diversos prémios, sendo o último atribuído pela Quercus, em 2021, pelo seu trabalho científico e defesa da floresta e da biodiversidade em Portugal.

Leia também...

Entrevista a Paulo Queimado, um autarca do Ribatejo que traz a Chamusca no coração

Na edição desta semana do Jornal Correio do Ribatejo, pode ler a entrevista a Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca. No primeiro…

Schola Cantorum e Conservatório de Música lançam Festival de Leituras e Canções de Natal em Santarém

A Schola Cantorum e o Conservatório de Música vão realizar na Igreja Catedral de Santarém, no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 17h30, o…

Dívida total e municípios em incumprimento diminuem até dezembro de 2023

O índice de dívida total dos municípios portugueses diminuiu de 43% em 2022 para 39,8% em 2023, e há menos três autarquias em incumprimento,…

Tribunal da Concorrência absolve Zurich e Lusitânia no processo do cartel das seguradoras

O Tribunal da Concorrência absolveu hoje a Zurich e a Lusitânia das coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC), no processo em que a…