No âmbito das Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 40 anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH), realizou-se na passada quinta-feira, dia 4, pelas 9h45, a Conferência “Direitos Humanos”, que encheu o Auditório da Casa do Brasil em Santarém.
O evento contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Luís Miguel Caldas, Juiz Presidente do Tribunal da Comarca de Santarém, Vital Moreira, Comissário para as Comemorações dos 70 anos da DUDH e dos 40 anos da CEDH, José Souto Moura, Juiz Conselheiro, António Casimiro Ferreira, Professor Universitário e Sociólogo, Paulo Silvério, Comandante Territorial de Santarém da GNR, João Alves Amado, Comandante Distrital de Santarém da PSP, entre outros ilustres convidados ligados à Justiça e aos Direitos Humanos, que se associaram ao Evento.
Ricardo Gonçalves lembrou o Marquês de Sá da Bandeira, que era antiesclavagista e foi um dos responsáveis pelo Novo Estatuto Jurídico da Urbe. Uma ilustre figura de Santarém que pode ser conhecida na Exposição “Sá da Bandeira- Filho da Vila. Pai da Cidade”, que assinala os 150 anos da elevação de Santarém a Cidade, patente na Casa do Brasil até 06 de Janeiro de 2019.
O Presidente da CMS agradeceu a presença de todos e entregou a cada orador um exemplar do livro “Santarém. Carta Arqueológica Municipal”, que foi lançado na passada semana.