O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou a sua congratulação e louvor pela nomeação do bibliotecário e arquivista da Santa Sé, José Tolentino Mendonça, como cardeal pelo Papa Francisco.

Reunido na manhã de terça-feira, 10 de Setembro, em Fátima, para preparar a Assembleia Plenária de Novembro, o Conselho Permanente da CEP considerou que esta nomeação do arcebispo madeirense, da escolha pessoal do Papa, “é um bem para a sociedade e para a igreja”.

Salientando a “humildade, competência, saber e cultura” de José Tolentino Mendonça, de 53 anos, o padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, frisou que é uma honra Portugal ter mais um cardeal e que isso “responsabiliza” a igreja na sua missão.

O arcebispo madeirense torna-se o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no actual pontificado, passando a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, logo após D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos.

Segundo o padre Manuel Barbosa, a reunião debateu ainda a tradução para português do missal romano, que “é um processo longo, que exige muita leitura e muita análise”, e as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022, que se realizam em Lisboa.

“No domingo de ramos do próximo ano, D. Manuel Clemente [cardeal patriarca] vai receber em Roma, no Vaticano, das mãos do Papa, o ícone e a cruz das jornadas, que será motivo de celebração, de reflexão e de alegria ao passar nas dioceses”, adiantou.

O secretário da CEP informou ainda que, em Outubro, vai ser o mês missionário extraordinário, sobretudo nos dias 19 e 20, com momentos de celebração no Santuário de Fátima, entre eles o colóquio do Sagrado Coração de Jesus e a peregrinação nacional e a inauguração, em Cernache de Bom Jardim (Sertã), de um monumento em homenagem ao “grande missionário” António Barroso.

Leia também...

A Casa de Bernarda Alba nas vilas do Concelho de Santarém

O Projecto Vilas continua em Dezembro de 2022 e em Janeiro de 2023, desta vez com a peça ‘A Casa de Bernarda Alba’, um…

Livro “Mulheres Incomuns” apresentado em Torres Novas

O livro “Mulheres Incomuns” vai ser apresentado no sábado, dia 16 de Março, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Torres Novas, numa sessão…

Quarenta concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Quarenta concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Portalegre, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural,…

Homem de 63 anos detido em Benavente por suspeita de violência doméstica

Um homem de 63 anos foi detido na segunda-feira em Samora Correia, no concelho de Benavente por suspeita de violência doméstica contra a esposa,…