A Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas realizou a sua primeira Cerimónia de Entronização no passado sábado, 9 de Fevereiro, no Cine-Teatro, em Benavente.

O I capítulo contou com a presença de 39 Confrarias de todo o País e de muitos outros convidados. A Confraria Gastronómica de Almeirim e a Confraria de Gastronomia do Ribatejo foram as madrinhas confirmando assim oficialmente a nova Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas.

A Presidente da Confederação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, esteve presente na cerimónia e enalteceu a importância do arroz carolino na mesa dos portugueses, um produto genuinamente português que agrega vontades, bastando olhar para a quantidade de Confrarias que quiseram estar presentes em Benavente, dando assim as boas vindas à nova Confraria oficializada.

À chegada a Benavente, os Confrades visitaram o Núcleo Agrícola de Benavente e ficaram agradavelmente surpreendidos com a exposição “Ciclo do arroz”. Seguiu-se uma cerimónia oficial de entronização dos Confrades, com o seu ritual próprio, onde todos juraram promover, divulgar e defender o arroz carolino produzido nas Lezírias Ribatejanas. O banquete foi servido no Centro Cultural e foi composto por vários pratos de Carolino das lezírias ribatejanas: arroz de pato; arroz de bacalhau; arroz de cogumelos com espargos; arroz doce com arroz estufado e arroz doce com maracujá, entre outras iguarias.

Leia também...

Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo

Foi assinado esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do…

Colisão que envolveu três viaturas provoca dois feridos na EN 3

Dois feridos leves é o resultado de uma colisão entre três viaturas…

Abertura da CASA vai “dar vida” ao ensino superior e à cidade

O Centro Académico de Santarém foi pensado e construído pelos jovens e…

Paul Hardman regressou a Santarém para nova Masterclass

No âmbito da iniciativa Quase um Mapa, Paul Hardman regressou, no dia…