A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai acolher no próximo dia 21 de Junho, na Startup Santarém, a segunda reunião presencial do consórcio internacional STARTING UP – Accelerators Of Entrepreneurship 4 Inclusion, do qual faz parte a par do Instituto Politécnico de Santarém, da Associação Croata de Síndrome de Down e do Centro para a Inovação Social do Chipre.
Depois de uma primeira reunião de balanço decorrida em Novembro de 2019, no Instituto Politécnico de Santarém, vai decorrer na próxima segunda-feira, ao longo de todo o dia, a segunda reunião presencial do STARTING UP – Accelerators Of Entrepreneurship 4 Inclusion, projeto que tem como objectivo criar oportunidades de entrada no mercado de trabalho a jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID) e com um grau de incapacidade até 60 por cento.
A NERSANT, sendo um dos parceiros deste projecto, vai acolher a reunião do consórcio internacional na Startup Santarém, onde os parceiros do projeto irão fazer um ponto de situação das actividades desenvolvidas e a decorrer.
Na reunião, a associação empresarial e os parceiros irão apresentar e analisar em particular o desenvolvimento do Curso Online Aberto Massivo (MOOC), através da criação de um Curso de Formação de Empreendedorismo para Mentores e da criação de um Curso de Formação de Empreendedorismo para Alunos, desenvolvimento de Directrizes Pedagógicas e Didácticas, desenvolvimento da Plataforma de rede para a empregabilidade e desenvolvimento de E-portfolios e VideoPaths.
Paralelamente à realização desta reunião, estão também a decorrer as actividades de formação do projecto com o Instituto Politécnico de Santarém, onde estão a participar um grupo de 20 jovens da Croácia.
No âmbito deste projeto, decorrem ainda durante a próxima semana outras actividades, nomeadamente uma recepção, dia 24 de Junho, pelas 15h00, na Câmara Municipal de Santarém e o evento “Digital Literacy For The Labour Market Inclusion”, no dia 25, pelas 09h30, onde serão apresentados programas, projectos, redes de interacção em Literacia Digital e políticas de inovação e onde a NERSANT vai de igual modo participar.
De referir que o projeto Starting Up4Inclusion tem como parceiros, para além da NERSANT, o Instituto Politécnico de Santarém, a Associação Croata de Síndrome de Down e o Centro para a Inovação Social do Chipre. O mesmo é co-financiado pelo Programa ERASMUS+ no âmbito do Programa Juventude em Ação.