Foto de arquivo

Constância recebe desta quinta-feira, 9 de Outubro, ao próximo dia 15, a sexta edição do EuRoC – European Rocketry Challenge, organizado pela Agência Espacial Portuguesa, tendo em competição 28 equipas universitárias provenientes de 16 países, “o maior número de sempre”, indicou a organização.

No total, indica a Agência Espacial Portuguesa (AEP) em nota informativa, foram submetidas 56 candidaturas provenientes de 19 países, “um máximo histórico”, confirmando o crescimento do EuRoC como o “principal ponto de encontro da engenharia aeroespacial universitária” na Europa.

“O EuRoC está a atrair o melhor da nova geração de engenheiros aeroespaciais europeus”, declarou a gestora de programas de Transporte e Segurança Espacial da AEP. Inês d’Ávila, citada na nota informativa relativa a um evento que volta este ano a juntar cerca de 600 estudantes universitários em Constância, no distrito de Santarém.

A responsável destacou ainda a importância da parceria entre entidades civis e militares, nomeadamente a Câmara Municipal de Constância e o Exército português, que assegura as condições de segurança e controlo técnico dos lançamentos a realizar no Campo Militar de Santa Margarida.

Portugal terá uma “presença inédita”, com três equipas nacionais entre as finalistas, escolhidas a partir de sete candidaturas apresentadas, salientou, por sua vez, a gestora de projectos de Educação da AEP e responsável pelo EuRoC.

“Este resultado demonstra talento, motivação e capacidade técnica nas nossas universidades para competir ao mais alto nível europeu”, além de “reflectir o trabalho de base desenvolvido junto dos estudantes”, disse Marta Gonçalves.

Segundo a organização, a edição deste ano evidencia ainda uma “evolução técnica significativa”, tendo realçado o facto de 24 projectos com motores SRAD (Student Researched and Developed) se apresentarem a concurso, incluindo 10 híbridos e 11 líquidos, “o maior número de sempre”.

Dez das equipas participantes irão ainda enfrentar o objectivo mais exigente da competição, que passa por alcançar os 9.000 metros de altitude, feito que cada mais equipas têm conseguido alcançar, ao longo das seis edições do EuRoC.

“O crescimento técnico que observamos de ano para ano é notável”, destacou o gestor de projectos de Educação da AEP, Pedro Coimbra, tendo sublinhado a capacidade das equipas em “desenvolver integralmente os seus sistemas de propulsão”.

Entre os participantes estarão cinco estreias, incluindo a primeira equipa de Malta, a par do regresso de formações como a EPFL Rocket Team e a ARIS (Suíça), a Faraday (Espanha), a ASAT (Grécia), a DanStar (Dinamarca) e a DARE (Países Baixos).

Alemanha, Portugal e Reino Unido lideram em número de equipas seleccionadas, com três equipas

O evento, com os lançamentos dos foguetes a terem lugar no Campo Militar de Santa Margarida, contará com o paddock instalado no Pavilhão Desportivo Municipal de Constância, “reforçando a ligação do concelho à maior competição universitária de concepção e lançamento de foguetes da Europa”, conclui a nota informativa.

Leia também...

“Só mostrar apresentações em PowerPoint já não serve o aluno de hoje”

Susana Colaço, directora da Escola Superior de Educação de Santarém.

Acesso a urgências pediátricas vai obrigar a contacto prévio com SNS 24

O acesso às urgências pediátricas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Leiria, Santarém, Caldas da Rainha e Área Metropolitana do Porto vai…

Centro Social do Pego aciona Fundo de Socorro para saldar dívidas

O Centro Social do Pego, em Abrantes (Santarém), que atravessa graves problemas financeiros, com dívidas a fornecedores e a mais de 80 trabalhadores, vai…

Greve de enfermeiros em Vila Franca de Xira com “adesão expressiva” no bloco operatório 

A greve dos enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira regista “uma adesão expressiva” no bloco operatório, informou hoje Unidade Local de Saúde,…