Mais de 1.100 militares oriundos de quatro países da NATO estão envolvidos, até sexta-feira, no Orion 23, o maior exercício anual conduzido pelo Exército português e que tem epicentro no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.

Em comunicado, o Exército português refere que este exercício procura “testar os mecanismos de Defesa Colectiva da Aliança no restabelecimento da soberania e da integridade territorial dos seus membros”, por via da intervenção das suas Forças Armadas.

Além das forças nacionais portuguesas, participam no Orion 23 militares dos exércitos de Espanha (Brigada Extremadura XI), França (9º Brigada de Infantaria de Marinha) e da Roménia (da Brigada Multinacional Sudoeste), a par de observadores do Exército norte-americano, pode ler-se na mesma nota.

Na quinta-feira, dia 11 de Maio, terá lugar na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, no distrito de Santarém, uma “sessão de fogos reais com um diverso e abrangente sistema de armas”, conclui.

Leia também...

Santuário de Fátima com 6,8 milhões de peregrinos em 2023

As celebrações realizadas no Santuário de Fátima em 2023 tiveram a participação de 6,8 milhões de peregrinos, ultrapassando em meio milhão os números de…

Cardeal filipino visita Catedral e Museu Diocesano de Santarém

O cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, que presidiu à peregrinação internacional de Maio de Fátima, visitou na terça-feira, 14 de Maio, a Caritas…

Projecto FICA apresentado em Santarém como modelo inovador de integração de migrantes

O auditório principal da Estação Zootécnica Nacional, na Fonte Boa, está a acolher esta quinta-feira, 26 de Junho, o seminário “Desafios da Intervenção Social…

Símbolos da JMJ em Celebração Diocesana em Santarém

A Diocese de Santarém vai celebrar eucaristia com a presença dos símbolos da JMJ no próximo domingo, dia 25 de Junho, no largo do…