O Serviço de Ortopedia do Hospital de Santarém não está a receber doentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) devido a constrangimentos decorrentes da falta de médicos, informou hoje aquela unidade hospitalar.

O Hospital Distrital de Santarém confirmou à agência Lusa ter solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) “o encaminhamento de situações urgentes e emergentes” para outros hospitais, desde as 08:30 de hoje, devido a constrangimentos do serviço que se irão manter até às 08:30 de sábado.

“Apesar dos esforços desenvolvidos, o Serviço de Urgência de Ortopedia apresenta limitações (…) devido a equipa médica incompleta”, esclareceu o hospital, acrescentando que os utentes que cheguem aquela unidade “por meios próprios são atendidos”.

Na resposta enviada por email, o Hospital de Santarém reitera que “este mecanismo, baseado no funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde, garante a capacidade de resposta do Serviço e assegura os melhores cuidados de saúde aos seus utentes”.

Este é o segundo serviço a funcionar com limitações após, entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de hoje, se terem verificado constrangimentos no Serviço de Medicina, que impossibilitaram aquela unidade de receber doentes.

À agência Lusa, o gabinete de comunicação do Hospital informou que, no Serviço de Medicina, a situação já se encontra normalizada.

O Hospital de Santarém assegura a prestação de cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 184,6 mil habitantes distribuídos pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos, Santarém e Rio Maior.

Leia também...

Almeirim distingue mérito desportivo

Gustavo do Canto, Margarida Casebre e Leonor Pinho foram os atletas homenageados este ano pela Câmara Municipal de Almeirim com a medalha de mérito…

Salgueiro Maia Recordado na data do seu nascimento

Nuno Domingos, vereador com o Pelouro da Cultura da Câmara de Santarém, associou-se à homenagem a Salgueiro Maia, no dia 1 de Julho, data…

PSP aplica 61 multas por infracção às normas do Estado de Emergência

A Policia de Segurança Pública aplicou 61 contra-ordenações por infracção às normas impostas pelo novo Estado de Emergência, entre os dias 25 e 31…

Exército prepara 200 militares em Tancos para a próxima missão na República Centro-Africana

A região de Tancos acolhes, até hoje, cerca de duas centenas de militares que participam no exercício militar Bangui 221, que marca o final…