A construção da nova residência de estudantes do Politécnico de Santarém, em Rio Maior, que conheceu avanços, recuos e falta de verbas, vai finalmente arrancar durante o mês de Março, após a assinatura de contrato de construção, disse hoje o IPSantarém.

A nova residência, com uma área bruta de construção de 2.133,35 m2, terá 57 quartos, sendo 43 duplos e 14 simples, dos quais dois serão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo a disponibilização de 100 novas camas para alojamento de estudantes do Politécnico de Santarém, em especial os mais carenciados e estrangeiros.

Segundo João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, “esta é uma obra há muito esperada pela comunidade educativa e que vai marcar para sempre a realidade de Rio Maior, apenas pecando por ser tardia, considerando o trabalho que vem sendo realizado por esta escola desde o seu início, constituindo‐se hoje como uma referência nacional e internacional na formação em desporto.”

“Para além do apoio aos estudantes carenciados, esta residência irá também ser importante para apoiar a realização de grandes eventos e de atividades internacionais, permitindo impulsionar ainda mais o projeto educativo desta escola e do IPSantarém.”, concluiu o Presidente do Politécnico de Santarém.

A nova residência de estudantes do Politécnico de Santarém, na cidade de Rio Maior, possuirá uma sala de convívio no piso zero, uma sala de estudo por piso, lavandaria geral e lavandaria para alunos, copa, bem como as instalações sanitárias nas zonas comuns. Não possui cozinha por se situar dentro do campus da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, onde existe, em permanência, bar e refeitório.

O número de estudantes que frequentam a Escola Superior de Rio Maior, no presente ano lectivo, ascende a 1100 alunos, dos quais 34 ao abrigo do programa ERASMUS. A percentagem de alunos deslocados atinge os 78,5 por cento, ou seja, aproximadamente 850 estudantes.

A data prevista para a conclusão da construção da nova residência de estudantes do Politécnico de Santarém, em Rio Maior, é o final do 2º semestre de 2023, permitindo entrar em funcionamento já no próximo ano lectivo de 2023/2024.

Leia também...

Docente do IP Santarém recebe menção honrosa internacional

Premiado projecto “Escape Room: Ideia de inovação e Desenvolvimento”.

Agrupamento de Escolas Ginestal Machado com mais de 300 estudantes positivos à Covid-19

Agrupamento vai realizar um testagem massiva.

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…