O lançamento do livro “História de Santarém” decorreu ontem, dia 15 de Novembro, no Convento de S. Francisco.

O evento contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins e Sofia Martinho Pó, Vereadoras da Câmara de Santarém, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e Martinho Vicente Rodrigues, Director do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).

O livro da autoria de Martinho Vicente Rodrigues, publicado pelo CIJVS, com o apoio da Câmara Municipal, apresenta-se, segundo Ricardo Gonçalves, como “um novo olhar sobre a História de Santarém”. É uma obra que visa promover o património cultural desde os tempos mais longínquos.

O presente livro é composto por 1200 páginas, dividido por XXVI Capítulos, cada um consagrado a factos concretos da História de Santarém desde dominação romana à época contemporânea.

Neste lançamento do livro, Nuno Venturinha, do Instituto de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, falou ainda sobre “A indispensabilidade da investigação histórico-documental” e o quanto importante é este livro para todas as gerações.

A sessão contou ainda com um momento musical proporcionado pelo Conservatório de Música de Santarém, que interpretaram músicas com flauta transversal e viola dedilhada.

Noticia desenvolvida na edição em papel de sexta-feira.

Leia também...

Adjudicada qualificação do espaço exterior da Praceta Bento de Jesus Caraça

A empreitada de Qualificação do Espaço Exterior na traseira da Praceta Bento de Jesus Caraça, junto à Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém,…

Ambientalistas pedem “penalização exemplar” para responsáveis por crimes ambientais

Organizações não-governamentais do ambiente (ONGA) pediram hoje ao Governo uma “penalização exemplar” para as empresas e os indivíduos responsáveis por crimes ambientais e contra…

Prémio literário e publicação de inéditos no centenário da morte de Marcelino Mesquita

A Câmara do Cartaxo vai assinalar o centenário da morte do dramaturgo Marcelino Mesquita com um programa que inclui a publicação de duas obras…

Academia Portuguesa da História homenageia Joaquim Veríssimo Serrão

O historiador Joaquim Veríssimo Serrão, que morreu em Agosto do ano passado, aos 95 anos, é homenageado no dia 30 de Junho pela Academia…