Foram sorteados no passado domingo, em Madrid, num acto que decorreu na Sala António Bienvenida da Monumental de “Las Ventas”, as sete eliminatórias da quarta edição da Copa Chenel, importante certame de corridas de toiros impulsionado desde 2021 pela Fundación Toro de Lídia e pela Comunidade de Madrid.

A sessão foi presidida por Carlos Novillo, Conselheiro de Meio Ambiente, Agricultura e Interior da Comunidade de Madrid, com a presença de Miguel Abellán, Director do Centro de Assuntos Taurinos, e de Victorino Martín, Presidente da Fundación Toro de Lidia. Igualmente marcaram presença os 21 matadores de toiros seleccionados, ganadeiros, empresários, alcaldes das cidades onde se realizarão os festejos e ainda familiares do saudoso Maestro António Chenel “Antoñete”, em cuja memória se realiza este importante certame.

Esta edição da Copa Chenel apresenta algumas alterações na sua estrutura em relação ao ano passado, ampliando-se e crescendo em todos os sentidos, com 14 festejos, 21 matadores e 29 ganadarias, aumentando também a representação internacional com toureiros de México, França, Portugal e Perú. O certame decorre entre os dias 2 de Março e 30 de Junho e tem a particularidade de se realizarem corridas de toiros em Valdemoro e Móstoles, localidades onde já não se realizavam espectáculos taurinos há alguns anos.

Manuel Dias Gomes – que no Domingo de Páscoa confirmará a sua alternativa na Monumental de Madrid – é o único matador português presente neste ciclo e actuará na sexta eliminatória, a 17 de Março, em San Agustín de Guadalix (Madrid), repartindo cartel com “Lagartijo” e Christian Parejo, frente a toiros de Saltillo e Montealto.

Entre os dias 2 de Março e 6 de Abril decorrerão sete eliminatórias, iniciando-se a 15 desse mês a segunda fase, com mais quatro eliminatórias, nas quais actuarão os matadores que forem apurados nas primeiras sete. Por fim, serão apurados seis matadores que vão actuar nas duas semi-finais: a primeira a 15 de Junho, em Valdetorres de Jarama, e a segunda a 22, em Alalpardo. Na final, a 29 de Junho em Móstoles, com toiros de Zacarías Moreno e Adolfo Martín, actuarão os três matadores finalistas e no dia seguinte, dia 30, também em Móstoles, tem lugar outra final com um mano-a-mano entre os dois triunfadores da véspera.

O matador que vencer a Copa Chenel tem presença garantida na corrida de 12 de Outubro, na Monumental de “Las Ventas”, em Madrid. Assim se promove a Festa!

Leia também...

Coruche – Tarde morna…

Coruche – 17 de Agosto de 2023 – 18 horas – Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: João Moura Jr., Marcos Bastinhas e Francisco Palha; Forcados…

Olhos postos no futuro, sem esquecer o passado!

Vivemos tão apressadamente e com o olhar tão focado no futuro que até nos esquecemos do passado e, muitas vezes, nem vivemos com a…

Triunfadores de Vila Franca

O Clube Taurino Vilafranquense anunciou os triunfadores da temporada na Praça “Palha Blanco” de Vila Franca, cujos galardões serão entregues num Jantar de Gala…

Fandanguista. Ou será Fandangueiro?

A dança do fandango assumiu tanta relevância no contexto das expressões coreográficas populares portuguesas que levou os especialistas na matéria, ou alguns dos mais…