O Coro do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) participou no passado fim de semana, no 11º Toscana Music Festival, na cidade de Montecatini, Itália. Participaram neste festival 15 agrupamentos musicais provenientes de Espanha (2), Chipre, Israel (2), Itália (2), Polónia, Finlândia, Canadá, Letónia, Portugal, China, Bielorrússia e República Checa.

Os concertos decorreram, em simultâneo, em dois dos 10 complexos termais de Montecatini (Excelsior e Tettuccio), tendo o Coro do CCS actuado no dia 20, após a Cappy Smart Band de Calgary – Canadá e o agrupamento da Letónia (coro feminino com acompanhamento de kokle) e antes do coro do Conservatório “Sounds of Dream”, de Xangai.

Do Coro do CCS, foram entusiasticamente aplaudidos o “Gloria” da Missa Brevis de Jacob de Haan (com acompanhamento ao piano do jovem David Matias), a “Senhora do Almurtão” com arranjo de Julío Dominguez e a abertura da ópera “William Tell” de Rossini com arranjo de Julie Eschliman.

A participação neste 11º Toscana Musical Festival vinha sendo preparada desde o final de 2018, após aceitação da respectiva candidatura. A responsabilidade da organização pertence a MRF – Musik Reisen Faszination (Baden, Alemanha) que, em cada ano, organiza 12 festivais para coros e orquestras na Europa, em locais de excelência, de que são exemplo Lago di Garda, Viena, Baden, Roma, Istra, Barcelona, Veneza, Budapeste, Paris, Praga ou Cracóvia.

A actuação do Coro do CCS pode ser vista e partilhada aqui:

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…