Petisco, almoço, Festa no Campo, Tourada…
Despertou o maior interessa a nota publicada no ultimo numero deste jornal, no qual descrevemos a série de aliciantes manifestações festivas que constituirão o acto inaugural da Época Tauromáquica em Santarém, no domingo do Milagre, em 8 de Abril próximo.
Regista-se grande entusiasmo pelo acontecimento sendo o número de inscritos bastante significativo. A lista continua, porém, aberta na Comissão Municipal de Turismo desta cidade até ao dia 4 de Abril, salvo se antes disso for atingido o numero máximo que é possível aceitar, uma vez que tem de limitar-se a quantidade de participantes às possibilidades de serviço, relativamente ao almoço, e mesmo de espaço, embora se admita, desde já, que o local do almoço terá de ser transferido para a Casa do Campino, a fim de se beneficiar de recinto mais vasto.
Mas, o caso é que a iniciativa – considerada muito feliz – de anteceder a Corrida Inaugural desta Festa de Convívio de Aficionados estendeu os seus efeitos aliciadores até Lisboa e Porto e as excursões em comboio, organizadas pela Empresa Geral de Transportes, fazem prever a visita à Capital do Ribatejo de algumas centenas de turistas e aficionados.
A acompanhar as várias manifestações de aplauso a este empreendimento, chegou-nos, todavia, um reparo que, por nos parecer pertinente, não quisemos deixar de levar ao conhecimento dos responsáveis pela organização, que prontamente o tomaram em consideração e o resolveram da melhor maneira.
Com efeito, foi-nos observado que no caso de a organização da jornada se vir a processar tal qual foi indicado na nota publicada no nosso ultimo numero, somente poderiam inscrever-se as pessoas que desejem assistir à Corrida ocupando lugares nos sectores da “Sombra”, quando se sabe que existem muitos e bons aficionados que somente gostam de apreciar o espectáculo de determinados sectores do Sol-Sombra e do Sol. Perante tal reparo, a organização da Corrida e do Almoço de Convívio de Aficionados, apressou-se a comunicar-nos, e a pedir que tornemos publico, que a inscrição está aberta prevendo a eventualidade de serem utilizados os bilhetes de Sol, Sombra-Sol e Sombra, respectivamente aos preços de 125$00, 130$00 e 140$00 ou 155$00.
No entanto, acentua-se a inscrição, para qualquer dos sectores, encerrar-se-á no dia 4, caso antes disso se não esgotem os lugares que o espaço para a refeição permite vender e que, conforme já se referiu, são limitados e terão de ser marcados até 4 de Abril. Depois dessa data, não é possível aceitar mais inscrições, porque é necessário conhecer o número de participantes com a conveniente antecedência.
Para conhecimento dos interessados, repetimos o programa da auspiciosa Festa:
Dia 8 de Abril – De manha, às 10 horas, petisco tipicamente regional, ao ar livre, em Alpompé, Vale de Figueira, seguido da Apresentação da “quadra” de montadas do distinto cavaleiro, Gustavo Zenkl.
Às 12h30, no átrio da Praça de Touros de Santarém, para os inscritos que se não desloquem a Vale de Figueira, será servido idêntico petisco.
Às 13h30, no Restaurante da Praça de Touros ou na Casa do Campino, almoço constituído por: Sopa de Peixe; Magusto com Bacalhau Assado; Febras no Espeto; Fruta; Doce e Café.
Às 16h, Festival Tauromáquico em que serão lidados 6 Novilhos-Touros, generosamente cedidos pelo cavaleiro e ganadero David Ribeiro Telles, e em que actuam, a título gracioso, os distintos cavaleiros, José Mestre Baptista, José Maldonado Cortes e D. José João Zoio, e os novilheiros, José Manuel Pinto, Manuel Antonio e El Sevilhano (espanhol). Pegam os Forcados Amadores de Santarém.
Cremos que não pode deixar de considerar-se verdadeiramente aliciantes a série de manifestações que constituem a abertura da época na nossa Praça de Touros. Por isso e porque os preços são muito baratos, espera-se grande enchente.
(In: Correio do Ribatejo de 31 de Março de 1973)
Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/