No próximo dia 24 do corrente pelas 14h30 irá realizar-se no campo de Rugby da Esc. Sup. Agrária de Santarém, o Ultimo Jogo de Rugby do Milénio, onde participam todas as “antigas estrelas” Scalabitanas ou outros entusiastas que se queiram associar a este dia, que terminará ao fim da tarde (e como manda a tradição) no café do Sr. Manel Paraquedista (Café Ribatejo), onde se poderá assistir à actualização do já célebre “Coro Gregoriano” em repertório Natalício, orientados sobriamente pelo “Maestro” Alexandronov (vulgo “Xana”).
Numa primeira fase, o grupo pretende consolidar, fomentar e alargar a prática deste desporto às camadas mais jovens, em que as faixas etárias mais baixas serão sem duvida alguma, aquelas onde incidirão as maiores atenções.
O objectivo é criar jogadores de forma continua, aumentando gradualmente os escalões existentes, dando por isso a continuidade que se ambiciona desde os 10 até aos 40 anos.
No ano que ainda corre o clube manteve e aumentou o número de praticantes, já que às classes de Benjamins, Infantis, Iniciados, juntaram-se agora uma equipa mista de Juvenis, Juniores e Séniores (até aos 20 anos).
Sendo possível por isso vaticinar, que a curto prazo, com estrutura e o empenho dos actuais corpos directivos, possam apresentar em campo, todos os escalões existentes, incluindo a classe de veteranos.
Das actividades em curso, destacam-se os jogos realizados em pequenos campeonatos de iniciados nos diversos campos de Lisboa, da “pool” de apuramento para o Campeonato Nacional de Iniciados e do primeiro jogo da equipa mista a ter lugar em Janeiro próximo.
Estando cientes das responsabilidades que abraçam, julgam ser esta a altura ideal para congregar esforços e vontade mutuas de todos quantos praticaram Rugby por e em Santarém, juntando-se nos treinos e nos futuros jogos, apoiando os diversos escalões, tornando-se sócios (5.000$/trimestre) ou procurando dar outro tipo de ajuda que tão importante se torna nesta fase.
(In: Correio do Ribatejo de 17 de Dezembro de 1999)