O director do ‘Correio do Ribatejo’, João Paulo Narciso, é um dos convidados do programa ‘Decisão Nacional’ da RTP Internacional (já gravado) que vai para o ar no próximo domingo.
Moderado pela jornalista Rosário Lira, o programa que debate o estado actual da Imprensa Regional, conta ainda com as participações dos jornalistas Paulo Ribeiro, presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) e de Nuno Francisco, director do Jornal do Fundão.
Em análise estão as principais questões que afectam a imprensa actual, nomeadamente a redução no porte pago, o decréscimo no número de assinantes e os desafios que se deparam aos jornais impressos, perante o crescimento das plataformas digitais. A relação com a diáspora é outro dos temas abordados.
Em cima da mesa estão ainda as pretensões das Associações do sector face ao novo Orçamento de Estado, que propuseram a dotação de parte do IRS com a inscrição do número de identificação fiscal do jornal a que se destina; a isenção da segurança social e IRC às empresas que detêm os títulos; a contribuição audiovisual igualmente disponível para os jornais regionais; abater para efeitos de IRS os custos das assinaturas e para as empresas as verbas que estas investem em publicidade nos jornais regionais.
Foi, mais uma vez, referido por todos os intervenientes no debate que os jornais regionais ajudam a formar identidade e são cada vez mais necessários nas sociedades contemporâneas, sobretudo para reforçar a nossa democracia, numa altura em que 36 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros, preparam uma candidatura conjunta ao Programa ‘Memória do Mundo’ da UNESCO, pretensão avançada no passado mês de Outubro pela Associação Portuguesa de Imprensa no Recife, no decorrer da inauguração da exposição “Jornais Centenários de Portugal e do Brasil – Um legado cultural”, onde ficou claro que esses títulos são o registo vivo da nossa expressão e da nossa língua.