O município de Coruche celebra 512 anos do Foral Manuelino e o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma programação que inclui teatro, palestras, música inspirada no século XVI e um beberete, anunciou hoje a autarquia.

Num comunicado, a câmara do distrito de Santarém revela que as atividades terão lugar no sábado, no Largo do Pelourinho e na Praça da Liberdade, a partir das 15:00, com uma palestra sobre D. Manuel I, uma recriação teatral da cerimónia de atribuição do Foral Manuelino a Coruche e apresentações musicais com repertório inspirado nos trovadores e jograis quinhentistas.

A iniciativa inclui um convite à população, sobretudo jovens e adultos, para atuarem como figurantes voluntários, com o objetivo de recriar a atmosfera do século XVI.

A programação encerra com um beberete (refeição ligeira com predominância de bebidas) para proporcionar “uma experiência imersiva no passado da vila”.

Leia também...

400 escuteiros marcam presença em Encontro Regional de Pioneiros

No passado fim de semana a localidade de Chãos, na freguesia de Alcobertas, recebeu o Encontro Regional de Pioneiros, desenvolvido no âmbito das Actividades…

Associação de consumidores reclama em tribunal 5.000 ME a bancos portugueses por lesarem clientes

O Tribunal da Concorrência aceitou as cinco ações da associação de defesa do consumidor europeia Ius Omnibus, que reclama mais de 5.000 milhões de…

Peregrinação Militar a Fátima marcada pela preocupação com conflitos na Ucrânia e Médio Oriente

O administrador apostólico das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, lembrou hoje, em Fátima, os conflitos no Médio Oriente ou na…

Autarquia multa empresa em 115 mil euros por atraso na obra da Igreja de São João de Alporão

A Câmara de Santarém decidiu aplicar uma multa contratual, no valor de 115.227 euros, à empresa In Situ, à foi adjudicada a empreitada de…