A Direção-Geral das Atividades Económicas organizou esta manhã no Palácio da Bolsa, no Porto, a cerimónia de apresentação dos “Bairros Comerciais Digitais” aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cerimónia contou com a presença do Município de Coruche, que viu a sua candidatura aprovada a esta medida do PRR, com um investimento elegível de 547.464,25€ e incentivo aprovado – 547.464,25€.
A estratégia de criação do Bairro Comercial de Coruche, designado de “Lojas com mais gente”, assenta na digitalização do comércio local e na sua capacitação, procurando fortalecer a competitividade dos operadores económicos do bairro e atrair novos investidores. Trata-se de uma medida que abrange os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, sendo igualmente uma medida catalisadora do crescimento económico, visando a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias.
O Bairro Digital abrange uma área de cerca de 3,42ha, concentrando-se no centro urbano da vila de Coruche. O investimento a realizar no âmbito deste projecto está distribuído pelas seguintes tipologias: conectividade e harmonização urbanística; plataformas eletrónicas; digitalização da experiência de consumo; integração em soluções logísticas colectivas; digitalização de infraestruturas adjacentes.
O projecto resulta de um consórcio entre o Município de Coruche e a Associação dos Comerciantes dos concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos.