Foto de arquivo

O crematório de Santarém, um investimento de 850.000 euros, vai ser inaugurado esta quarta-feira, 2 de Dezembro, prevendo-se a realização de 500 cremações no primeiro ano de funcionamento.

O crematório, o terceiro a abrir no distrito de Santarém, vai funcionar no cemitério dos Capuchos, tendo sido concessionado à Servilusa, que inaugura assim o seu nono crematório no país, afirma a empresa em comunicado.

A Câmara de Santarém decidiu, em Junho de 2018, avançar com o concurso público internacional para concepção, construção e exploração do crematório junto ao actual cemitério, retomando um processo que tinha sido chumbado por duas vezes no anterior mandato (quando o PSD tinha maioria simples no executivo municipal), já que a oposição socialista defendia a construção de um novo cemitério, dotado de crematório, numa zona de melhor acessibilidade.

A inauguração do crematório de Santarém segue-se à do de Almeirim, o único de gestão municipal, a funcionar desde o início de Junho, e à do equipamento do Entroncamento, igualmente concessionado e aberto desde Setembro, servindo este essencialmente a região do Médio Tejo.

A empresa concessionária do crematório de Santarém salienta o facto de este se situar “perto do hospital distrital e do centro de Portugal”, sublinhando o crescimento da opção pela cremação, com o país a registar “uma taxa média aproximada de 20% de funerais com cremação”.

Portugal passa a dispor de um total de 33 crematórios, 29 dos quais instalados no continente, refere a nota da Servilusa.

O crematório de Santarém foi instalado num edifício com 420 metros quadrados, acrescido de um espaço adicional de 960 metros quadrados, reservado para estacionamento e jardim. Possui uma entrada independente e uma zona técnica, permitindo que o acesso das funerárias e das urnas se faça por acesso distinto do público e famílias.

O espaço dispõe de recepção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala de última despedida, sala de preparação de falecidos com câmaras frigorificas e Jardim da Memória/Cendrário.

Leia também...

SEF identifica 11 estrangeiros em situação ilegal em espaço de diversão nocturna

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) notificou oito cidadãs estrangeiras para abandono do país e outras três com possibilidade de regularização, durante uma…

Cidadão estrangeiro morre atropelado em Abrantes

Um cidadão de nacionalidade ucraniana morreu na sequência de atropelamento seguido de fuga na madrugada desta sexta-feira, 1 de Fevereiro, na Avenida António Farinha…

Feira de Solidariedade abriu hoje em Constância

  Esta terça-feira, 20 de Novembro, abriu portas a Feira de Solidariedade, um evento que decorre em paralelo com a 32ª Feira do Livro,…

Amiais de Baixo organiza ‘as maiores festas’ do Ribatejo (C/Vídeo)

Uma das tradições mais marcantes da população da freguesia de Amiais de Baixo está de volta. As festas anuais decorrem entre os dias 22…