160 empresas foram constituídas no passado mês de Janeiro no distrito de Santarém. Uma diminuição do número de firmas constituídas, relativamente a 2019, uma vez que em Janeiro do ano passado foram criadas 193 empresas.

Santarém é o concelho com mais empresas registadas no primeiro mês deste ano, tendo sido constituídas 25 firmas (menos 10 do que em Janeiro do ano passado). Ourém é o 2.º concelho com 19 empresas criadas (menos 6 empresas do que em Janeiro de 2019), seguindo-se Benavente (18), Tomar (15), Entroncamento (13), Cartaxo (10), Rio Maior (9), Almeirim e Torres Novas (8), Abrantes e Salvaterra de Magos (6), Chamusca e Coruche (5), Alcanena, Golegã, Mação, Barquinha e Sardoal (2), Alpiarça, Constância e Ferreira do Zêzere (1).

Por sectores, o maior número de empresas criadas pertence ao Comércio a retalho, com 16 empresas, seguindo-se as actividades de angariação imobiliária, com 9 firmas, e “outras actividades de consultoria para os negócios e gestão” com 7 sociedades. Os sectores do Comércio por grosso, do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, e os Restaurantes tipo tradicional registaram 6 empresas cada. A construção de edifícios (residenciais e não residenciais) e as actividades  de medicina dentária e odontologia registaram 5 firmas cada.

Seguem-se as actividades de abate de gado (produção de carne), transportes rodoviários de mercadorias, turismo no espaço rural, actividades de consultoria em informática, actividades de contabilidade e auditoria, consultoria fiscal, actividades de design, outras actividades de limpeza em edifícios e em equipamentos industriais, actividades de apoio social para pessoas idosas, com alojamento, cada uma com 4 empresas criadas.

Registe-se ainda que 109 empresas foram criadas por homens (68%), e  51 das empresas criadas são geridas por mulheres.

Leia também...

Governo estende apoio à destilação de vinho com dotação de 10 ME

O Governo estendeu o programa Destilação de Crise para 2021, com a dotação de 10 milhões de euros, destinado à destilação de vinho DO…

Câmara de V.N. da Barquinha demarca-se de projecto polémico para o Castelo de Almourol

O arquitecto Tomás Reis apresentou à Câmara de Vila Nova da Barquinha um projecto de intervenção na envolvente do Castelo de Almourol, que visa…

Vinhos do Tejo sugerem quinteto de Castelão para o Dia do Pai

A pensar no Dia do Pai, que se assinala esta sexta-feira, a região do Tejo sugere um bouquet, não de flores, mas de vinhos.…

A esperança mora na PME de João Alcobio

Depois de mais de década e meia a trabalhar na casa agrícola Paciência, em Alpiarça, João Alcobio resolve estabelecer-se por conta própria, criando uma…