A Câmara do Cartaxo criou um grupo de trabalho para aplicar as novas regras legais quanto a animais errantes e um endereço de e-mail para a população reportar a localização de colónias de gatos.

No âmbito dos programas CED (Captura, Esterilização e Devolução), técnicos do município e responsáveis das associações de protecção dos animais do concelho reuniram-se “para avaliação e execução das alterações legislativas recentes” e “recolher informação sobre o número de gatos errantes existentes, colónias identificadas e ‘cuidadores’ conhecidos”, afirma uma nota da autarquia.

O município sublinha que as recentes alterações legislativas “privilegiam a esterilização” para controlo da população de gatos errantes, em vez da captura, que não actua “na origem do problema”, e estabelecem a definição de locais para a instalação de colónias de gatos, “onde são prestados cuidados de saúde e alimentação adequados”, controladas as saídas ou entradas de novos animais e garantida a segurança e a tranquilidade pública e da vizinhança.

Até concluir esse processo, o grupo elencou um conjunto de recomendações aos ‘cuidadores’, nomeadamente, sobre o tipo de alimentação a fornecer (seca e não restos de comida) e água em abundância para garantir “o bem-estar dos animais e para um ambiente mais saudável”.

Leia também...

Ronaldo vai produzir cenouras-bebé em Almeirim

CR7 tem um novo negócio. Vai produzir cenouras-bebé na região de Almeirim. O internacional português é um dos sócios da Fresh 52, empresa sediada…

GNR apreende 10 máquinas de jogo ilegal em café

Um homem de 27 anos foi identificado.

Misericórdia de Pernes assinala Dia Internacional do Idoso

Instituição aponta um caminho para a equidade e valorização da pessoa idosa.

Bombeiros Voluntários de Alcanede assinalam 29.º Aniversário da Corporação

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede comemoraram o seu 29.° Aniversário no passado domingo, 17 de Março, com várias actividades quer se iniciaram pelas 9h00,…