O Projecto de Educação Ambiental “Do Montado à Rolha” do Município de Santarém direccionada às Escolas do Ensino Básico, recolheu cerca de meia tonelada de rolhas de cortiça, que integrarão novamente o ciclo do vida deste produto natural, de elevada importância nas três dimensões da sustentabilidade.

Este projecto foi desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade em seis escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho durante o ano lectivo 2017/2018, em parceria com a Corticeira Amorim, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para o valor dos serviços dos ecossistemas e da Biodiversidade associada a um dos ecossistemas mais importante dos país, o Montado.

Aos alunos foi colocado o desafio “Rolha a Rolha”, para que durante três meses recolhessem rolhas de cortiça para reciclagem, a reverter a favor do programa Green Cork, promovido pela QUERCUS, do qual o município é parceiro desde Junho de 2016.

“Os resultados obtidos demonstram o empenho da comunidade escolar, que está de parabéns. Pela primeira vez, atingimos a recolha de cerca de meia tonelada de rolhas de cortiça, deste material natural, tão leve, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das rolhas de cortiça, mitigando a pressão sobre os ecossistemas e produzindo, simultaneamente, valor económico e social na sociedade portuguesa”, avança nota do município.

A grande vencedora deste desafio foi a EB da Póvoa da Isenta, em que os seus 30 alunos conseguiram recolher 145 quilogramas de rolhas de cortiça, pelo que, será premiada com uma visita de estudo a Coruche, no dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente, a uma Herdade com um Montado, em processo de descortiçamento pela Corticeira Amorim, e uma visita ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, com o objectivo de que os alunos percepcionem a importância desta espécie autóctone, de elevado valor cultural, económico e ambiental na região e no país.

O Município de Santarém congratula a comunidade escolar das escolas participantes do desafio “Rolha a Rolha”, designadamente, EB da Póvoa da Isenta, EB do Mergulhão, EB S. Domingos, EB de Amiais de Cima, EB da Póvoa de Santarém e EB de Almoster, que participaram com elevado empenho e dedicação, superando as expectativas.

Lembra ainda que os munícipes que pretendam colaborar com o programa Green Cork, podem fazer entrega de rolhas de cortiça para reciclagem nos diversos pontos de recolha em Santarém, designadamente nas Juntas de Freguesia, Casa do Ambiente, Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Teatro Sá da Bandeira, Posto de Turismo, Complexo Aquático, Piscinas do Sacapeito, Pavilhão Gimnodesportivo, Recepção da Ex-EPC, Edifício do Urbanismo e Bombeiros Municipais.

Leia também...

UE aprova projecto para criação de reserva natural no Paul da Gouxa em Alpiarça

A Comissão Europeia aprovou o projecto de criação de uma reserva natural no Paul da Gouxa, em Alpiarça, um dos sete Laboratórios Abertos aprovados em…

Escolas de Ferreira do Zêzere vão ter novos laboratórios já a partir do próximo ano lectivo

A DGESTE entregou formalmente esta sexta-feira, 12 de Abril, o protocolo de colaboração promovido pelo Município de Ferreira do Zêzere com a Direção-Geral dos…

Próximo ano lectivo vai ter mais tempo de aulas e menos férias

 Os alunos vão ter mais dias de aulas e menos dias de férias no próximo ano letivo, anunciou o ministro da Educação, confirmando que…

“Não é a tecnologia que vai destruir empregos. É a tecnologia que vai permitir manter muitos deles”

Na Microsoft Portugal desde 2012, Vânia Neto, Gestora de Marketing de Educação da Microsoft, para a Europa Ocidental, coordenou o Programa Parceiros na Educação…